A boa estreia de Léo Gamalho

Duas chances claras para marcar no primeiro tempo. Na primeira, recebeu passe perfeito de Marcos e fez o gol de empate do Ceará, que estava perdendo por 1×0. Na comemoração, um escorregão perigoso e a chuteira furou a placa de publicidade.

Na segunda, ganhou um presente de Rogerinho, mas desperdiçou chutando muito errado. O jogo já estava 3×1. Um cartão amarelo por reclamação, faltas cometidas e sofridas (mais cometidas). Muita luta, especialmente para tentar ajudar na marcação da saída de bola adversária, ainda que sem o fôlego ideal.
Foi assim a boa estreia do gaúcho Leonardo Gamalho de Souza pelo Ceará. Antes de chegar ao ASA, aos 27 anos, o atleta era pouco conhecido.

Em 2013 vive seu melhor ano, agora com 15 gols marcados. Foi contratado pelo Ceará porque foi notado nos cinco gols que anotou contra o alvinegro. Foi esse o critério.
 
Isso quer dizer que ele é ruim? Não. Que é bom? Não. Quer dizer que é uma aposta que vale ser testada, bem mais do que as recentes contratações para o setor ofensivo. Ele tem potencial para ajudar, como mostrou nesta terça-feira, até porque é um centroavante que conhece a posição, que atua perto do gol justamente para esperar as assistências da equipe. É o seu papel.

E como já salientei na TV Jangadeiro, não acho que seja o ideal colocar toda a pressão de salvador da pátria nele. Não é justo, até porque seu jogo (e todo mundo sabe) não é de criação e, sim, de conclusão.

Volante rescinde com a Ponte Preta e deve ser anunciado pelo Ceará

O volante Xaves, ex-Atlético-MG, se desligou da Ponte Preta e deve ser o próximo reforço do Vovô para a Série B do Campeonato Brasileiro

O Ceará deve anunciar em breve a contratação do volante Xaves, que nesta terça-feira (30) acertou a sua rescisão contratual com a Ponte Preta.  A informação é do repórter Breno Beretta, da rádio Bandeirantes de Campinas-SP.

Revelado pelo Paraná Clube, o jogador de 27 anos já defendeu várias equipes do futebol brasileiro como o Atlético-MG e o Ituano, antes de desembarcar na Macaca em 2011, onde foi importante para a conquista do acesso à Série A.
Nesta temporada, o volante perdeu espaço na equipe, disputou apenas quatro jogos no Campeonato Paulista e não chegou a atuar no Brasileirão.

Ficha do jogador
Clennyson Silva do Nascimento (Xaves)

Idade: 27 anos (27/07/1986)

Clubes: Paraná, Atlético-MG, Ipatinga, Ituano, Avaí, Boavista-RJ, Duque de Caxias e Ponte Preta

Button ressalta evolução e acredita em pódio na Bélgica

Uma das maiores equipes da Fórmula 1, a McLaren está longe de sua melhor forma na atual temporada. Com apenas 57 pontos em 2013, o time de Woking ocupa a sexta colocação na classificação de construtores. Já Jenson Button, principal piloto da escuderia, é o nono no Mundial de pilotos, com 39 pontos.

Embora esteja bem atrás do líder Sebastian Vettel, que tem 172, Button sabe que a montadora não vive uma grande fase, mas mostrou otimismo para a próxima prova, que será disputada no dia 25 de agosto, na Bélgica.

“O resultado ainda não é aquele que procuramos. Mas nós superamos a Ferrari e poderíamos ter superado também a Mercedes [Nico Rosberg]. Então, não foi tão ruim assim. Entrar na pausa de verão não é tão ruim assim. E com algumas pequenas melhorias em Spa, nós poderemos esperar um resultado ainda melhor. Poderemos brigar mais na frente. Spa é uma pista de baixa pressão aerodinâmica e nosso carro se adapta bem. Acredito que podemos brigar pelo pódio. Esse é nosso objetivo”, comentou o britânico.

Campeão na última corrida de 2012, o piloto vive uma realidade bem diferente e sequer chegou ao pódio nesta temporada, tendo como melhor resultado um quinto lugar, alcançado no GP da China. Apesar da situação, ele não se mostra tão surpreso por já ter vivido outras temporadas ruins, mas não deixa de afirmar que é uma nova experiência.

"A McLaren está acostumada a brigar por vitórias e títulos e não ter isso é complicado. Mas acho que crescemos juntos e aprendemos a lidar com isso. Você luta por cada pequeno detalhe quando está nessa situação. Tenta tirar um décimo de segundo de cada parte do carro. Você precisa. Isso pode fazer a diferença para avançar ao Q3, por exemplo”, concluiu.

Fifa revela doping de jogador da Seleção do Taiti na Copa das Confederações

Pela primeira vez em anos, a Fifa anuncia o doping de um jogador em um de seus eventos internacionais. Nesta quarta-feira, a entidade revelou que um jogador do Taiti foi pego no controle de doping durante a Copa das Confederações, encerrada no final de junho, no Brasil. O nome do jogador não foi revelado. Mas a Fifa confirmou que ele foi suspenso provisoriamente do futebol por 30 dias e indicou que um processo legal foi aberto contra o atleta.

O doping foi registrado no jogo entre o Taiti e o Uruguai, no dia 23 de junho, na Arena Pernambuco, em Recife. Os uruguaios aplicaram uma goleada de 8 a 0 no duelo.

O primeiro teste deu positivo, após o jogo. O atleta poderia pedir um novo exame. Mas, segundo a Fifa, abriu mão de seu direito. A Federação do Taiti tem até o dia 8 de agosto para informar se o jogador quer comparecer a uma audiência, ou se irá simplesmente aceitar a decisão da entidade.

Mesmo que ele abra mão desse direito, a federação poderá enviar documentos e informações aos juízes da Fifa até o dia 15 de agosto.

A Fifa não divulgou a substancia encontrada no corpo do atleta e indica que apenas dará mais detalhes sobre o caso depois que o atleta e a federação taitiana possam se defender.

O Taiti foi uma das atrações da competição que teve o Brasil como vencedor. Os jogadores de uma das piores seleções do mundo conquistaram a simpatia do torcedor e até dos atletas adversários. Em todo o torneio, fizeram um gol e tomaram 24.

O lado frasista de Zé Teodoro

Treinador costuma usar frases de efeito em momentos delicados e decisivos
Zé Teodoro já mostrou, no Náutico, que não perdeu o "talento" de frasista. Logo na chegada, provocou os torcedores dizendo que considerava a Arena Pernambuco um campo neutro. Confessou depois: queria mexer com o brio da torcida, fazê-la encher a nova casa. A fase ficou ruim e ele ficou mais comedido. A maré virou com a vitória sobre o Inter, domingo, e ele voltou a abusar das frases de efeito.

"Estávamos no inferno, agora estamos no purgatório", disse ele, consciente do abismo que ainda
precisa vencer para deixar o Timbu numa posição confortável. Mas, bem ao
Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
"O time vai crescer na hora certa" foi o mantra de Zé Teodoro no Santa Cruz
estilo "o time vai crescer na hora certa", utilizada inúmeras vezes no Santa Cruz, já profetizou: "O campeonato começou agora para a gente", afirmou, emendando. "Se me deixarem trabalhar e me derem as peças esse time vai melhorar".

Santa Cruz
Não tem outra. A marca de Zé Teodoro em sua passagem pelo Santa Cruz é o mantra "o time vai crescer na hora certa". Acertou em algumas vezes. Errou na última, quando perdeu o acesso à Série B. Mas essa não foi a única frase forte do treinador nas bandas do Arruda.

Uma delas foi provocativa, com o rival Sport. "Não vou acertar todas contra o Sport, tem que perder pelo menos uma". disse, após a derrota por 3 a 1 na fase classificatória do PE2013, no Arruda. Outra dita após uma derrota: "Não tem ninguém melhor do que o Santa na C", afirmou o técnico logo após ser derrotado pelo Fortaleza em 2012.

Com lesão no joelho, Maranhão precisará passar por cirurgia ainda esta semana

Atleta alvirrubro sofreu lesão no menisco e ficará aproximadamente um mês afastado
O que era apenas uma suspeita, tornou-se confirmação: o lateral direito Maranhão precisará passar por uma cirurgia no joelho direito. O exame de imagem realizado revelou uma lesão no menisco. O atleta acabou se machucando na semana passando, durante um treinamento no Centro de Treinamento Wilson Campos. Maranhão avançava pela lateral direita e, quando iria cruzar, Elicarlos chegou com tudo, com bastante força, travando a jogada. Na mesma hora, o lateral deixou os trabalhos.

A cirurgia ainda não tem data marcada, mas deverá acontecer ainda esta semana. De acordo com médico do clube Fábio Ribas, Maranhão deverá ficar afastado dos gramados por aproximadamente um mês. "É uma lesão pequena, que não é tão grave quanto uma lesão no ligamento, por exemplo. A estimativa é que ele fique em recuperação durante entre três e quatro semanas. Mas dependendo da recuperação, até com 15, 20 dias, ele poderá voltar a treinador", explicou o médico.

A situação é sinônimo de dor de cabeça para o técnico Zé Teodoro, visto que o Náutico não tem dois atletas para esta posição. Tanto que o volante Auremir já vem sendo improvisado na lateral direita há duas rodadas. A diretoria alvirrubra, porém, corre contra o tempo para contratar.

Martelotte admite falhas e tira lições de goleada sofrida pelo Sport

Treinador foi o único a falar. "O que realmente foi ruim foi a maneira como perdemos e o placar que foi elástico"
A goleada por 5 a 0 sofrida diante do América-MG, nesta terça-feira, não ficou sem explicação. O técnico Marcelo Martelotte foi o único a falar depois do jogo - nenhum atleta quis dar entrevista - e não se esquivou da responsabilidade pela derrota acapachante. Ele reconheceu que o Sport entrou esperando um outro tipo de jogo, mais cadenciado, sendo surpreendido pela velocidade do Coelho. Admitiu, também, que erros técnicos e táticos levaram a um placar tão elástico.

A desorganização após sofrer os gols foi um dos pontos levantados por Martelotte. Na conversa com o grupo depois da partida, ele ressaltou que isso não pode se repetir daqui para frente. “Comentei com eles que uma das lições que ficam é que não podemos nos desorganizar em nenhum momento. Em cinco minutos, transformamos um 3 a 0 num 5 a 0 que é difícil de explicar”, afirmou o treinador.

Embora difícil de explicar, Martelotte encontrou motivos para a goleada. E não foi preciso uma análise mais fria. Os erros foram claros. Técnicos e táticos, na visão do treinador. “Marcamos o adversário de longe. Nosso time entrou esperando um tipo de jogo, mais cadenciado, no qual teríamos a possibilidade de conduzir, mas não foi o que aconteceu. No aspecto técnico, erramos muitos passes. E quando você peca técnica e taticamente, fica difícil vencer”, comentou o técnico.

O trabalho de Martelotte, neste momento, será de administrar o resultado ruim, para que a repercussão dentro do grupo seja a menos danosa possível. Serão quatro dias até o próximo duelo, sábado, contra a Chapecoense. A partida, diante de um adversário direto, cresce em importância. O time precisa reagir e terá que ser nesse jogo. Uma vitória apazigua os ânimos e ainda traz a vice-liderança na tabela.

“A derrota não era um resultado anormal. Enfrentamos um adversário direto, qualificado. Perdemos o jogo e permanecemos no G4. Não mudou nada em termos de classificação. O que realmente foi ruim foi a maneira como perdemos e o placar que foi elástico. Muita coisa tem que ser arrumada e nós vamos conversar isso”, analisou Martelotte.

Todos os caminhos de alvirrubros e rubro-negros na Copa Sul-americana

Foi dada a largada para a 12ª edição da Copa Sul-americana. Neste ano, com 92 jogos de futebol agendados entre 30 de julho e 11 de dezembro.
Ao todo serão 47 clubes, mas com estreias divididas em três frases.
A primeira fase terá 32 times de oito países: Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador e Venezuela.
Os 16 vencedores do primeiro mata-mata irão se juntar na segunda fase a mais 14 clubes, sendo oito brasileiros e seis argentinos. Desta nova etapa, quinze irão avançar às oitavas de final, se juntando ao São Paulo, o atual campeão.
O regulamento da primeira fase até a semifinal é o mesmo da Copa do Brasil, com o gol fora de casa como critério de desempate após a igualdade no saldo.
Na decisão, no entanto, só valerá o número de pontos e o saldo nos dois jogos. Em caso de empate, prorrogação. Só depois haverá a disputa de pênaltis.
Qual é a sua expectativa para a participação pernambucana no torneio?

Confira os possíveis caminhos de Náutico ou Sport no torneio internacional. Para ver o chaveamento numa resolução maior.

Com time em evolução, Pereira e Tobi se consolidam como dupla de zaga do Sport

Números mostam a evolução da dupla de zagueiros do time rubro-negros nesta Série B

 Foi apenas a quarta partida da dupla Pereira/Tobi na zaga do Sport. Pouco, perto dos 17 jogos que Gabriel/Maurício fizeram, juntos, neste ano - é a parceria que mais se repetiu na temporada, todas as vezes pelo Pernambucano. Mas a perspectiva de que essa marca seja superada é grande. Pereira e Tobi se consolidaram como titulares graças ao bom futebol que mostraram. Os números comprovam a evolução. Nos dois primeiros confrontos, quatro gols sofridos. Nos dois últimos, nenhum.

Em comum entre os dois, a experiência. Pereira tem 33 anos e Tobi 34. Em campo, cada um atua com sua característica e assim se completam. Pereira é mais alto, porém, um tanto lento. Tobi, mais baixo, é mais rápido. "Tobi jogou muito tempo no meio campo, por isso tem velocidade e uma boa saída de bola, com um bom passe. Estamos tendo a oportunidade de jogar juntos e nos completamos. Está dando certo", afirmou Pereira.

O relacionamento fora de campo completa a sintonia. Tobi, há três anos no Sport, é o responsável por receber os novos jogadores. Entre eles, Pereira. "Tobi foi um cara que me recebeu muito bem quando cheguei. Isso é difícil no futebol, sabe. Porque antes de competir com os adversários de fora, tem a competição interna. Ele foi um cara que me apresentou ao clube, mostrando como as coisas funcionam", contou Pereira. "Temos um relacionamento muito bom e isso tem facilidade as coisas dentro de campo".

Técnico e jogadores timbu ressaltam novo caldeirão formado na Arena Pernambuco

Zé Teodoro, Derley e Maikon Leite ressaltaram força da torcida na vitória sobre o Internacional na nova casa timbu

Um total de 19.488 torcedores estiveram na Arena Pernambuco para ver em ação o pior e o melhor time da Série A até então. Público altíssimo, visto que o time da casa era o lanterna da competição. Público misto de confiança e otimismo em dias melhores. Que apoiou o time do início ao fim e acabou sendo digna dos elogios dos jogadores e do técnico Zé Teodoro, que decretou a massa alvirrubra como 12º jogador na vitória por 3 a 0 sobre o Internacional.

"Tenho que ressaltar o comportamento da torcida. O time que está nessa situação, ter o apoio do jeito que nós tivemos não é qualquer um. O torcedor foi o nosso 12° jogador e é por esse caminho que vamos tirar o clube dessa situação", afirmou Zé Teodoro, que não foi o único a ressaltar o poder que o time recebeu das arquibancadas da Arena Pernambuco.

"Temos que fazer disso aqui o novo caldeirão do Náutico como incentivo para a gente conquistar mais vitórias. Tenho certeza que com essa vitória a torcida vai começar a nos ver de outra maneira daqui para frente e passar energia positiva. Isso é muito importante: a confiança, o apoio. Sentimos isso contra o Inter e será um fator fundamental daqui para frente", afirmou Derley

O estreante Maikon Leite, ex-Santos e Palmeiras, também seguiu os elogios. "Campo excelente, espaço para jogar, torcida vindo e apoiando a todo momento. Mesmo com erros, em nenhum momento vaiou a gente, assim temos tudo para cada vez mais encher essa Arena e fazer do fator casa fundamental para evoluir ainda mais no campeonato", disse o atacante.

 

Thiago Silva acerta renovação de contrato com Paris Saint-Germain até 2018

Com novo vínculo, zagueiro deve receber 12 milhões de euros por temporada 

 
Segundo maior sonho de consumo do Barcelona nesta janela de transferências internacionais, apenas atrás de Neymar, o zagueiro Thiago Silva deu mais um passo para se consolidar no PSG. No sábado, ele acertou renovação de contrato até 2018, recebendo aproximados 12 milhões de euros por ano.

Convertendo para o câmbio atual, este valor se aproxima dos R$ 3 milhões mensais, totalmente livres de impostos – na Europa, os jogadores ‘sofrem’ com as taxas locais, sendo que estas são levadas em consideração na hora de assinar ou não as firmas com os clubes do Velho Continente.

A informação é do jornal francês L’Équipe, que também revela a preocupação da diretoria do PSG: o zagueiro brasileiro, assim como a promessa Verratti e a estrela Ibrahimovic, é constantemente cobiçado por outros grandes clubes. Então uma renovação contratual com maior salário é a arma contra eles.

Após a Copa das Confederações, em que Thiago Silva foi campeão com a Seleção Brasileira, o técnico Tito Vilanova, que deixou o Barça para tratar um câncer na região bucal, pediu a contratação do brasileiro para a diretoria. No entanto, os ricos franceses resistiram e mantiveram o defensor no elenco.

Thiago Silva, encabeçava a lista de reforços para esta próxima temporada europeia, sendo que David Luiz e Marquinhos eram as outras opções. Foi aí que o presidente Nasser El-Khelaifi foi a público e sentenciou o status de inegociável no grupo, ameaçando até mesmo ‘comprar’ Messi.

A estreia do time de Paris nesta época está marcada para este sábado, contra o Bordeaux. O jogo é válido pela Supercopa Francesa, com os atuais campeões do Campeonato Francês e da Copa Francesa, PSG e Bordeaux, respectivamente.

 

Júnior Xuxa não foge de críticas: "Se for para o time melhorar, eu saio"

Assim como todo o time do Santa Cruz, Júnior Xuxa foi muito criticado após atuação do diante do Baraúnas, no último domingo, no Arruda. Porém, as críticas ao meia viraram recorrentes. Até porque ele tem uma incômoda sombra. Boa parte da torcida coral cobra a entrada de Natan no setor de armação.

Apesar do momento ruim, Xuxa se mostra tranquilo quanto às cobranças. Para ele, caso seja sacado do time pelo treinador Sandro Barbosa, não será problema perder a titularidade. "Se for para o time melhorar, eu saio. Se o técnico achar que eu deva sair, não tem problema. Vim para ajudar e quero o que seja melhor para o Santa Cruz", afirma. "Mas se for para tirar todo mundo que jogou mal no domingo, tem que tirar todo mundo", completa.

Ainda repercutindo a derrota diante do Baraúnas, o meia comemorou o fato de a próxima rodada ser no meio da semana e, assim, tentar uma vitória para se recuperar dentro da competição. "Seria muito difícil passar a semana inteira, depois de um resultado desses. Graças a Deus, tem jogo na quarta-feira para dar ânimo para gente e para o torcedor que saiu daqui se lamentando no domingo", conta.

O jogo é diante do Rio Branco, que assim como o Baraúnas, encontra-se hoje em uma situação ruim. Com apenas três pontos, o time do Acre é o lanterna do grupo A. Para evitar novas surpresas, Xuxa pede atenção. "O Santa Cruz é grande, mas dentro de campo são onze contra onze. Se não tiver postura de time grande vai acontecer de novo. Do outro lado, também tem gente querendo a vitória. Essa derrota nos alertou. Tem que botar na cabeça que não tem jogo fácil", alerta.

El clásico de los clásicos en la Copa Sudamericana

O primeiro grande clássico nordestino em um torneio internacional.
A centenária disputa pernambucana entre alvirrubros e rubro-negros terá o primeiro capítulo numa alçada além da fronteira nacional. Quis o destino que Náutico e Sport se enfrentassem logo na Copa Sul-americana de 2013.
O confronto é quase inacreditável. Em dezembro do ano passado, o Timbu derrotou o Leão por 1 x 0, definindo o rebaixamento do rival e confirmando de vez a vaga no segundo torneio mais importante da Conmebol.
Com a mudança na classificação dos oito clubes brasileiros ao torneio, numa confusa mistura proposta pela CBF envolvendo a Séries A e B, além da Copa do Brasil, o Sport acabou premiado com a última vaga.
Rebaixado no Brasileirão e precocemente eliminado na Copa do Brasil, o time da Ilha foi beneficiado por uma enorme combinação de resultados.
Nesta quarta, foi apoiado pelas classificações de Atlético-PR, Santos e Botafogo no mata-mata nacional, a última delas nos pênaltis.
Uma combinação daquelas onipresentes no futebol, um esporte fiel às ironias.
Náutico (Brasil 1) x Sport (Brasil 8), pela chave 4 da segunda fase.
As datas e horários ainda não foram confirmados pela confederação sul-americana, mas a ida será na Ilha do Retiro e volta na Arena Pernambuco.
Ambos irão estrear na Copa Sul-americana. Antes, passaram pela Libertadores, com Náutico em 1968 e Sport em 1988 e 2009.
O vencedor da chave será o O4 na tabela da terceira fase e enfrentará O13, com o ganhador dos grupos G1 x G10
G1 – Montevidéu Wanderers (Uruguai) x Libertad (Paraguai)
G10 – Mineros de Guayana (Venezuela) x Barcelona (Equador)

Charge: “Se os protestos chegarem ao futebol?”


Diretoria do Santa Cruz faz promoção para jogo contra o Baraúnas

Ingressos para a partida de domingo serão do esquema "casadinha"
A diretoria do Santa Cruz quer estádio cheio no próximo domingo, quando o time encara o Baraúnas, pela sexta rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Para isso, o clube tricolor preparou uma promoção para levar o maior número de torcedores tricolores ao estádio do Arruda.

Os ingressos para a partida custarão R$ 30 para os anéis superior e inferior e R$ 25 para sócios do clube. E quem comprar as entradas terão direito a entrar com um acompanhante.

As vendas começam nesta quarta-feira, às 8h, nas bilheterias do José do Rêgo Maciel e pela internet, para os sócios, através do site Guerreiro Fiel. No anel superior, serão disponibilizados os 8.300 ingressos que não fazem parte do programa Todos com a Nota (TCN).

Marcelo Cordeiro nega "cavalos paraguaios" e diz que objetivo é liderança da Série B

Atleta quer aproveitar fase e crê que Chapecoense e Joinville não estão no G4 por acaso
Antes do início do Campeonato Brasileiro, o Sport já era apontado como um dos favoritos ao acesso à Série A 2014. Contudo, um começo desorganizado trouxe uma certa desconfiança, mas os tempos já são outros. No G4 da competição e jogando um bom futebol, os jogadores do Leão já  podem falar nas chances de ascender à elite do futebol nacional. Após o treino desta terça-feira, o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro falou dos demais concorrentes às vagas. Para ele, não existe “cavalo paraguaio” na Série B.

“Se estão na frente, é porque têm condições, estão fazendo por onde. Eles estão apresentando um bom futebol, a Chapecoense ainda não perdeu e, o Joinville, nós enfrentamos, sabemos que é uma equipe muito difícil de ser batida lá dentro. Mas, claro, ainda é cedo para se definir quem serão os quatro que vão subir”, disse o atleta. “Pela tradição, todo mundo coloca Sport, Palmeiras, Figueirense, América-MG, que são times mais acostumados a disputar a Série A”, opinou.

Enquanto o Sport é o terceiro colocado da Segundona com 18 pontos conquistados, o Chapecoense é o vice-líder com 20 pontos e o Joinville soma 17, na última vaga do G4. Já entre os classificáveis, Marcelo acredita que o Rubro-negro precisa ir além. De acordo com ele, o objetivo não é apenas se classificar para a Primeira Divisão: a equipe precisa focar na liderança da competição.

“É um excelente momento que a gente vive, tentamos aproveitar o máximo destes últimos três jogos. Conseguimos trazer a torcida de volta, ela voltou a acreditar no Sport, e nada melhor que um jogo dentro de casa, para que a Ilha esteja lotada. Dentro de campo, vamos fazer por onde receber esse apoio e tentaremos não só permanecer no G4, mas também buscaremos a primeira colocação, que é o nosso objetivo”, prometeu.

Zé Teodoro treina com formação ofensiva: 4 atacantes e Maikon Leite entre titulares

Treinador surpreendeu ao testar time no esquema 4-2-4 na tarde desta terça-feira
Ainda em busca do time ideal e recebendo reforços a conta gotas, o técnico Zé Teodoro surpreendeu na formação do time, no treino da tarde desta terça-feira, no Centro de Treinamento Wilson Campos. Escalando o recém-chegado Maikon Leite entre os titulares, o treinador armou o time no esquema 4-2-4, com quatro atacantes de origem no time principal.

No treino técnico, Zé Teodoro escalou: Ricardo Berna; Auremir, Jean Rolt, William Alves e Eltinho; Elicarlos e Derley; Rogério, Jones Carioca, Maikon Leite e Olivera. Em relação ao último jogo (derrota para o Botafogo por 2 a 0), as mudanças foram as saídas do volante Rodrigo Souto e do meia Marcos Vinícius para as entradas de Maikon Leite e Olivera.

Jones Carioca, Maikon Leite e Rogério trabalharam mais recuados, revezando os lados do campo e ajudando na recomposição. Enquanto Oliveira, atuou de forma mais centralizada, como centroavante que é. A todo instante, Zé Teodoro parou as jogadas para das instruções, o que fez do treino bem movimentado nesta tarde.

Volante Guiñazu chega ao Vasco

Jogador foi ídolo do Internacional e estava jogando pelo Libertad, do Paraguai
O volante Guiñazu, de 34 anos, esteve na manhã desta terça-feira em São Januário para realizar exames médicos e assinar contrato. O argentino foi reconhecido por torcedores no estacionamento do clube, onde parou para tirar fotos e distribuir autógrafos. Em seguida foi encontrar os dirigentes e não quis dar entrevistas. Sua apresentação deverá acontecer nos próximos dias.

Guiñazu estava no Libertad, do Paraguai, mas foi no Internacional que viveu o grande momento de sua carreira, conquistando títulos importantes, como a Copa Libertadores de 2010. O jogador foi indicado por Dorival Júnior e espera recuperar no Vasco as boas atuações que o levaram a defender a seleção argentina. O atleta, inclusive, pensa em disputar a próxima Copa do Mundo no Brasil.

Enquanto uns chegam, outros devem sair. O atacante Thiaguinho, sem espaço no elenco, recebeu sondagens de clubes do Nordeste e deverá ser emprestado para disputar a Série B do Campeonato Brasileiro. O Cruz-Maltino conta com dez jogadores para o ataque e, com isso, o atleta não vinha tendo maiores oportunidades. Ele defendeu o Vasco em nove jogos até hoje, marcando apenas um gol.

Outro que pode ser negociado é o lateral direito Elsinho, que perde espaço com a contratação de Fagner e a presença de Nei no plantel. Atualmente o elenco vascaíno conta com mais de 40 jogadores e a ideia de Dorival Júnior é trabalhar com, no máximo, trinta nomes no grupo.

Presidente da Arena Pernambuco sugere que arena do Sport seja de 20 mil lugares

Como já é público, o Sport só irá para a Arena Pernambuco se o projeto de seu novo estádio, de 45 mil lugares, for aprovado no Conselho de Desenvolvimento Urbano do Recife (CDU). A proposta do consórcio já está formatada.

Seriam cinco anos. Um período em que o operador do empreendimento em São Lourenço teria ao menos dois “clientes”. Existe a expectativa de que o Leão assine até o início de 2014. Portanto, mandaria seus jogos na arena até 2018.
E o futuro, a partir de 2019? A Arena Pernambuco não teria mais o suporte do Sport. Na verdade, teria a concorrência de um novo estádio no Padrão Fifa. O diretor-presidente do consórcio Arena Pernambuco, Sinval Andrade, afirmou em entrevista que a Arena Pernambuco não teria como abrigar todos os jogos dos grandes clubes do estado.

Considerando que no Recife são três times, um segundo estádio seria necessário. Porém, admite que – pelo menos para a Arena Pernambuco – seria melhor que a nova Ilha do Retiro tivesse até 20 mil lugares.

“O Sport terá cinco anos para pensar de forma empresarial qual será o melhor negócio. Poderia, por exemplo, desistir de construir a arena ou construir uma para 10 mil ou 20 mil pessoas e trazer alguns jogos para a Arena Pernambuco.” 

Questionado sobre a continuidade do projeto original, com 45 mil lugares, o executivo reconheceu a concorrência, mas acredita que isso possa ser até benéfico para o futebol local, numa busca por serviços melhores.

“A concorrência vai existir, não há como negar. Mas isso não significa uma coisa ruim. A concorrência não precisa ser predatória. Ela pode ser saudável, aumentar a qualidade e manter a criatividade. Existem empreendimentos que ajudam a criar demanda em conjunto.” 

E o Arruda? É claro que a casa tricolor está no jogo. Na visão de Sinval, entretanto, terá que passar por uma ampla reforma para se ajustar à demanda de exigências que o futebol deverá impor num futuro breve…