ANIVERSARIANTE DO DIA ( 16 DE JANEIRO )
Rafael de Souza Pereira, mais conhecido como Rafael Carioca (Rio de Janeiro, 18 de junho de 1989), é um futebolista brasileiro que atua como volante. Atualmente, joga pelo Spartak Moscou.
Carreira
Grêmio
Após bons anos nas categorias de base do Pão de Açúcar, Rafael Carioca foi jogar nas categorias inferiores do Grêmio. No início de sua estadia em Porto Alegre, ele pensou em ir embora, porque não se adaptou à cidade. A distância da família, o clima mais frio e o tamanho do clube fizeram com que ele pensasse em voltar ao Rio de Janeiro. Entretanto, ele desistiu da idéia e permaneceu em Porto Alegre. Depois de se destacar nas categorias de base, ele foi promovido aos profissionais, em 2008. Porém, essa passagem durou pouco tempo, e ele acabou voltando para os juniores do clube. Entretanto, em março do mesmo ano, Rafael foi novamente para os profissionais.
Em 26 de março de 2008, ele fez a estréia pelos profissionais do Grêmio, no jogo contra o 15 de Novembro, no qual ele entrou no lugar de Nunes.
Após se firmar como titular, Rafael acabou criticando Vágner Mancini, treinador no início da temporada, por tê-lo chamado de "marrento". Além disso, Rafael Carioca agradeceu ao técnico Celso Roth por ter confiado nele. Com boas atuações, Rafael Carioca se consolidou na titularidade do time do Grêmio, no segundo semestre de 2008.
Em julho de 2008, Rafael renovou seu contrato com o Grêmio até 30 de junho de 2013. Seu passe, então, era divido entre o Grêmio (54%) e o Profute (46%). Destacado no Campeonato Brasileiro, Rafael acabou despertando interesse de clubes estrangeiros. No dia 9 de dezembro de 2008, o volante foi vendido pelo Grêmio ao Spartak Moscou, da Rússia[3]. A negociação teria girado em torno de € 4 milhões (valor não oficial) milhões embolsados pelo Tricolor. O Profute, detentor de parcela dos direitos federativos do atleta, também ganhou na negociação. A justificativa para a venda, dada pela direção do clube foi que o Grêmio necessitava do dinheiro para sanar sua situação financeira. Em entrevista ao jornal Zero Hora, Rafael revelou que tinha que pensar na situação situação financeira e ajudar a sua família[7]; ele também falou que tinha o pensamento de ir para a Europa, o que motivou sua escolha.
Spartak Moscou
O contrato de Rafael Carioca com o Spartak Moscou tem a duração de cinco anos[7]. Ele veste a camisa 5 no seu clube, e joga ao lado dos brasileiros Alex e Welliton.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário