Federação aprova nova fórmula para o Campeonato Pernambucano


Modelo semelhante ao paulista foi aprovado por todos os clubes, com exceção do Sport que não quis votar
A fórmula do Campeonato Pernambucano 2010 foi aprovada, nesta terça-feira (6), durante a reunião do conselho arbitral na sede da Federação Pernambucana de Futebol. Todos os clubes, com exceção do Sport, que por ser contra a mudança não quis votar, decidiram que a competição será disputada em duas fases: pontos corridos e os melhores foram um quadrangular final onde o primeiro cruza com o quarto e o segundo enfrenta o terceiro colocado. Os vencedores de cada cruzamento decidem o título.

A fórmula é semelhante ao Campeonato Paulista. Ao contrário do que foi usada no Campeonato Pernambucano deste ano, onde a disputa foi em dois turnos de pontos corridos.

A mudança provocou polêmica, já que está será a terceira modificação na fórmula do campeonato. O Presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Carlos Alberto Oliveira, não aceitou a sugestão do vice-presidente jurídico do Sport, Eduardo Carvalho, de consultar o Ministério Público sobre a mudança no regulamento do Campeonato. “Se vossa excelência me provar que o Ministério Público é o órgão competente eu recorro ao Ministério Público”, disse o presidente da FPF.

Eduardo carvalho nem esperou o inicio da votação. “O presidente da Federação entendeu que é uma afronta o fato do Sport ter proposto que um órgão imparcial, o Ministério Público, se posicionasse preliminarmente sobre a ilegalidade dessa proposta”, comentou. “O Sport é contra a mudança no regulamento do campeonato de 2010”.

Os problemas com a fórmula do Pernambucano começaram em 2007, quando foi adotado uma fórmula com seis quadrangulares e dois hexagonais. O formato não agradou, já que houve repetições de jogos e equipes que não se cruzaram.

No ano seguinte, a Federação decidiu modificar o formato para o tradicional com dois turnos e uma final entre os vencedores de cada turno. As modificações ferem o Estatuto do Torcedor, que só permite mudanças após dois anos de cada regulamento.

Para os clubes a competição vai ficar mais emocionante com a nova fórmula. “É uma proposta que oportuniza as equipes do interior a chegar à final”, avaliou o representante do Santa Cruz, Felipe Rêgo Barros. O presidente do Vera Cruz, Fernando José Nogueira, concorda. “Dá um direito a um clube do interior ficar entre os quatro em primeiro lugar”, disse. “E poderá até um clube do interior atingir o próprio campeonato”.

Ricardo Valois, representante do Náutico, garante que as mudanças vão tomar o torneio ainda mais emocionante. “Eu tenho certeza que vai ser um campeonato que vai ficar na história”. comentou. O Campeonato Pernambucano de 2010 começa no dia 13 de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário