País escolhe os melhores atletas do ano na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico


Festa no Maracanãzinho homenageia os destaques do esporte. Cielo, Torben, Diego, Poliana, Natália e Sarah disputam os principais troféus
Na piscina, no mar, no tablado e no tatame, o ano foi de festa para o esporte olímpico brasileiro. Mas ainda não acabou. Cesar Cielo, Torben Grael, Diego Hypolito, Poliana Okimoto, Natália Falavigna e Sarah Menezes têm uma última competição a disputar. Na noite desta segunda-feira, no Maracanãzinho, os seis lutam pelo Prêmio Brasil Olímpico e tentam chegar ao topo como melhor atleta do país em 2009, no masculino e no feminino. A festa desta noite, no entanto, vai muito além disso. No ano em que o Rio de Janeiro ganhou o direito de sediar os Jogos de 2016, a cidade celebra o esporte verde-amarelo.


Seis atletas concorrem aos dois prêmios mais esperados da noite. A votação continua aberta

A cerimônia, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro e fechada a convidados, terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A festa começa às 18h15m, com transmissão ao vivo do SporTV e do GLOBOESPORTE.COM. A partir das 18h, o site acompanha em Tempo Real toda a movimentação dos atletas dentro e fora do ginásio do Maracanãzinho
A votação para escolher o melhor atleta do ano nas categorias masculino e feminino ficará aberta até momentos antes do anúncio.

Cesar Cielo, que acaba de bater o recorde mundial nos 50m livre, tenta ganhar o prêmio pela segunda vez, já que foi o vencedor do ano passado. No feminino, a saltadora Maureen Maggi, campeã olímpica, foi a escolhida pelo público em 2008.

Além dos prêmios principais, serão entregues os troféus para os destaques de cada uma das 42 modalidades esportivas no ano. Os melhores técnicos do ano também serão homenageados: Renato Araújo, que treina Diego Hypolito, e Ricardo Cintra, treinador de Poliana Okimoto. O ex-atleta Joaquim Cruz receberá o prêmio Adhemar Ferreira da Silva. E o médico Eduardo De Rose receberá o Troféu COI – Esporte e Luta contra o Doping. Serão premiados ainda atletas jovens, universitários e escolares.
Saiba mais sobre os seis concorrentes ao prêmio de melhor atleta do ano:



Cesar Cielo – Campeão olímpico nos 50m livre em Pequim, o nadador deu mais um passo na carreira em 2009. No Mundial de Roma, conquistou dois ouros, nos 50m e nos 100m, batendo o recorde mundial neste último. Quando o ano já ia terminando, Cesão também quebrou o recorde dos 50m, nesta sexta-feira, durante o Torneio Open de natação em São Paulo.



Diego Hypolito – O ginasta conquistou quatro medalhas de ouro nas etapas da Copa do Mundo (uma na Eslovênia, duas na Escócia e uma na Rússia). No Mundial de Ginástica em Londres, chegou à final, mas não conseguiu subir no pódio. Em novembro, no entanto, fechou o ano com chave de ouro ao conquistar o tetracampeonato da Copa do Mundo no solo.



Torben Grael – O velejador conquistou, por antecipação, o título da regata Volta ao Mundo. Na penúltima etapa, na Suécia, o brasileiro comandou sua embarcação e garantiu o terceiro lugar, somando pontos que os adversários não poderiam mais alcançar. Com esta e outras conquistas, Torben foi eleito melhor velejador do mundo
pela Federação Internacional de Vela.



Natália Falavigna – A lutadora repetiu o resultado de Pequim e conquistou a medalha de bronze no Mundial de Taekwondo, na Dinamarca, no mesmo palco onde o Rio tinha sido escolhido como sede dos Jogos de 2016. Além de ganhar os Jogos Abertos do Interior, em São Paulo, Natália ainda ficou com o ouro na Universíade, disputada em Belgrado.



Poliana Okimoto – No mar, não teve para ninguém. A nadadora conquistou, com sobras, o título de campeã do circuito de maratonas aquáticas em 2009, feito inédito para o país. Das 11 etapas que disputou, Poliana venceu nove. Antes disso, ela já tinha conquistado um bronze histórico no Mundial de Roma, quebrando um jejum de 15 anos sem pódios para o Brasil na competição.



Sarah Menezes – A jovem judoca conquistou sete medalhas internacionais ao longo do ano na categoria ligeiro (até 48kg). No fim do ano, ela deu mais um passo rumo à glória ao garantir o bicampeonato mundial júnior, colocando seu nome na história do judô brasileiro.



Confira os vencedores de cada modalidade em 2009:

Atletismo – Fabiana Murer
Badminton – Daniel Vasconcellos Paiola
Basquete – Anderson Varejão
Boxe – Everton dos Santos Lopes
Canoagem Slalom – Poliana Aparecida de Paula
Canoagem Velocidade – Nivalter Santos de Jesus
Ciclismo BMX – Renato Rezende
Ciclismo Estrada – Murilo Fischer
Ciclismo Mountain Bike – Edivando de Souza Cruz
Ciclismo Pista – Marcos Christian Novello
Desportos na Neve – Maya Harrison
Desportos no Gelo – Kevin Bettencourt Alves
Esgrima – Cleia Gulhon da Silva
Futebol – Marta Vieira da Silva
Futsal – Tiago de Melo Marinho
Ginástica Artística – Diego Hypólito
Ginástica Rítmica – Ana Paula Scheffer
Ginástica Trampolim – Taissa Paraíso Garcia
Handebol – Jaqueline Anastácio
Hipismo Adestramento – Luiza Novaes Tavares de Almeida
Hipismo CCE – Serguei Fofanoff
Hipismo Saltos – Rodrigo Pessoa
Hóquei Sobre Grama – Djeniffer Dombrowicz Vasques
Judô – Sarah Menezes
Levantamento de Peso – Rosane dos Reis Santos
Lutas – Laís Nunes de Oliveira
Maratona Aquática – Poliana Okimoto
Natação Sincronizada – Nayara Leite Figueira
Natação – César Cielo
Pentatlo Moderno – Yane Marques
Pólo Aquático – Marina Canetti
Remo – Ailson Eráclito da Silva
Saltos Ornamentais – César Castro
Taekwondo – Natália Falavigna
Tênis – Thomaz Bellucci
Tênis de Mesa – Thiago Monteiro
Tiro com Arco – Brunna Hellen Araújo
Tiro Esportivo – Ana Luiza Ferrão
Triatlo – Reinaldo Colucci
Vela – Torben Grael
Vôlei – Fabiana Marcelino Claudino
Vôlei de Praia – Harley Marques Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário