Fórmula 1 terá piloto nordestino pela primeira vez


Luiz Tadeu Razia Filho foi contratado pela Virgin Racing para ser piloto de teste em 2010
Aeroporto Internacional dos Guararapes. Já passava das 22h da última quinta-feira (17) e o portão de desembarque do voo da TAP contava com a presença de um número maior (muito maior) de pessoas que não esperavam apenas um parente, mas também aquele que será o primeiro piloto nordestino a participar da Fórmula 1, a categoria mais importante do automobilismo mundial. Faixas, cartazes, euforia e, depois de uma demora por complicações com a bagagem de alguns passageiros, chega o tão esperado piloto: o baiano Luiz Tadeu Razia Filho, de 20 anos. Carregado nos braços pelos amigos e parentes recifenses, Razia esboçava um sorriso tímido, o que não deixa de ser uma prova inconteste da felicidade pelo momento que vive.

Ontem, sem a afobação da “tropa de elite” da quinta-feira que queria vê-lo e saber mais detalhes sobre sua contratação pela Virgin Racing - nova equipe britânica que se formou e que correrá na F-1, tendo Timo Glock e o brasileiro Lucas Di Grassi como pilotos - Luiz Razia topou conversar com a Folha de Pernambuco a respeito do contrato firmado neste mês, assim como falar da sua estada no Recife e questões pessoais, como família, rotina de trabalho, entre outras. Ele, que será o piloto de teste da equipe, mostrou-se tranquilo e, ao mesmo tempo, bastante entusiasmado com o ingresso na elite do automobilismo mundial. Além dele e de Lucas Di Grassi, outros três brasileiros participarão da temporada 2010 da F-1: Felipe Massa (Ferrari), Rubens Barrichello (Williams) e Bruno Senna (Campos).

“Morei na Itália quase três anos. Em 2010 vou para a Inglaterra, no começo de janeiro, por causa da Fórmula 1. Inicio um trabalho em simulador para ir ao carro de corrida em março. Na verdade, eu já vinha conversando com eles (Virgin) há um tempinho. Não soltamos nada para a Imprensa porque estávamos negociando. Falei com seis equipes neste ano e achei que o acordo com a Virgin foi legal”, relata o baiano, revelando que, desde junho, havia pré-acordado com a sua equipe atual.

Agora, por que visitar o Recife se a cidade de nascimento dele é Barreiras? Luiz Razia explica que o pai - ex-corredor da Fórmula Ford no Brasil - e a mãe ainda residem na Bahia. Porém, a maior parte da família tem as raízes fincadas em Pernambuco e, como se diz muito apegado aos parentes, vem sempre ao Recife passar as festas de fim de ano, encontrando-se com os pais aqui. “Fico até o dia 10 de janeiro. Por enquanto, só quero descansar, relax total. Nestes 20 dias não quero fazer nada”, enfatiza. O jovem de 20 anos avisa que em 2010 as visitas ao País devem aumentar, haja vista a necessidade do apoio da Imprensa e contato com patrocinadores.

Fã de cantores brasileiros como Ivete Sangalo e bandas a exemplo de Jota Quest, Razia também nutre grande admiração por pilotos representantes da nação verde e amarela: Luiz Razia (pai), Ayrton Senna e Nelson Piquet. “Existia uma meta só: Fórmula 1. Tenho sempre uma bandeira do Brasil. Sou patriota. Levo comigo sempre. Sou brasileiro e não tiro isso do meu coração”, ressalta, comemorando a conquista e, possivelmente, sonhando com as bandeiradas à la Ayrton Senna nas pistas pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário