Clubes estreantes invadem a elite dos Campeonatos Estaduais pelo Brasil afora

É tempo de Campeonatos Estaduais e, como sempre acontece, muitas novidades pintaram nas divisões de elite das competições. Dos principais torneios, apenas Rio de Janeiro, Bahia e Ceará não terão times estreantes na Primeira Divisão. Mas Paulistão, Mineiro, Gauchão e muitos outros verão caras novas medindo forças contra as principais equipes do estado.

Monte Azul, América de Teófilo Otoni, Porto Alegre, Araripina, Botafogo-DF e Guaicurus são algumas das novidades para a temporada 2010

Monte Azul-SP, CFZ Imbituba-SC e Porto Alegre-RS fizeram a festa no ano passado com a conquista da Série B em seus respectivos estados. Agora, o desafio é voltar a brilhar na elite
Em São Paulo, a novidade ficou por conta do Monte Azul, que representa a cidade de mesmo nome, localizada na região de Ribeirão Preto. Os jogos mais importantes serão mandados na vizinhança, porque o estádio Ninho do Azulão tem capacidade apenas para 15 mil torcedores. E a estreia será logo contra o Corinthians, no próximo domingo, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão.

O Monte Azul existe desde 1920, mas só começou a se arriscar no Paulistão na década de 50. Em 94, após algumas idas e vindas, a equipe do interior conquistou a Série B1, que equivale à Quarta Divisão do estado. Após mais um acesso da A3 para a A2, o time, enfim, alcançou a elite com uma campanha irrepreensível no ano passado, que lhe valeu a taça numa disputa contra o Rio Branco, de Americana.
Outro time que também já tem muitos anos na estrada vai disputar o Campeonato Mineiro. O América de Teófilo Otoni foi fundado em 1936, mas só começou a se aventurar nas disputas profissionais em 1977. Também teve uma participação irregular com algumas interrupções até que, em 2008, subiu para o Módulo II, equivalente à Segunda Divisão. Em sua primeira aparição, justamente no ano passado, a equipe terminou em terceiro lugar, uma campanha honrosa, mas que não lhe garantiria o acesso. No entanto, a desistência do Rio Branco, de Andradas, lhe catapultou para a elite estadual (assista ao vídeo ao lado).

Uma história curiosa sobre o América nos leva aos tempos da sua fundação, quando um grupo de jovens se reuniu sob uma gameleira, onde hoje se encontra o ginásio da praça de esportes. Sem chegar a um consenso sobre o nome, eles realizaram um sorteio com os clubes do Rio de Janeiro escritos em papeizinhos, e deu América. A estreia está marcada para o dia 24 de janeiro diante do Villa Nova, de Nova Lima, fora de casa.
O Gauchão terá o seu estreante vindo da própria capital, que ainda por cima se chama Porto Alegre. A equipe foi fundada em 2006 por Assis, irmão e procurador de Ronaldinho Gaúcho. O clube do ex-jogador do Grêmio passou três anos penando na Segundona até subir com o título da competição ao bater o Pelotas na decisão. Neste domingo, a sua caminhada no Estadual se inicia com uma visita ao Veranópolis.



Há mais duas novidades no Sul do país: Serrano, no Paranaense, e CFZ Imbituba, no Catarinense. O primeiro, sediado em Prudentópolis, disputava apenas competições amadoras até se registrar como clube profissional em 2007 e precisou de três campeonatos para alcançar a elite. O Coritiba é seu adversário de estreia neste sábado. Já a equipe de Santa Catarina fez uma parceria com o Centro de Futebol Zico para fundar um clube empresa na cidade com direito a Centro de Treinamento e intercâmbio com a matriz carioca. O primeiro rival será o Figueirense, na próxima segunda-feira, no Orlando Scarpelli.

Além disso, no Paraná, o J.Malucelli virou Corinthians-PR após firmar parceria com o clube paulista. Como, em 2009, não deu tempo para que a mudança fosse registrada antes do início do Estadual, a filial do Timão jogará neste ano o seu primeiro Paranaense de forma oficial e recebe o Cianorte, neste sábado, na abertura do torneio.


O Nordeste também chega com três times novatos em Pernambuco, no Sergipe e em Alagoas. O Araripina vai à Ilha do Retiro enfrentar o Sport, nesta quarta à noite. O clube abriu as portas em 2008 e dois anos depois, o Bode do Sertão, como é conhecido, já está na Série A pernambucana. Time sergipano com cara de argentino, o River Plate, de Carmópolis, inicia sua jornada na elite contra o Confiança, atual campeão, em casa, no domingo. Curiosamente, porém, o seu maior adversário, o Boca Júnior, de Cristinápolis, caiu para a Segundona e o "clássico" vai ficar para uma outra oportunidade. Na terra de Zagallo, o União, de União dos Palmares, fundado em 2007, terá chance de aparecer na elite alagoana e pega o Coruripe, fora, na estreia desta quarta.

Surge também um clube ambicioso no Campeonato Capixaba. O Espírito Santo, fundado em 2008, leva o nome do estado e, de acordo com o seu site oficial, planeja tornar-se uma equipe conhecida no futebol brasileiro e mundial. Por enquanto, o time conseguiu o acesso com o vice-campeonato da Segundona e, num estado que não tem nenhuma equipe nas três principais divisões do Brasileirão, a novidade pode trazer um gás à região. A competição só começa em fevereiro e o seu rival na estreia, fora de casa, será o Vilavelhense.




No Centro-Oeste, também há muitas estreias a começar pelo Botafogo de Brasília, que não se enquadra exatamente neste perfil, já que, até o meio do ano passado, chamava-se Guará e até foi vice-campeão do Distrito Federal em 2007. O clube, porém, acabou caindo e, na Segundona, firmou parceria com o Alvinegro carioca, mudou as cores de uniforme e agora está se dedicando a ficar cada vez mais identificado com a matriz. Para isso, a equipe contará com Túlio, Sérgio Manoel e Zé Carlos para a temporada 2010. O primeiro jogo será em casa, mas contra o Brasiliense, atual detentor do título, no próximo sábado.

Um clube do passado também está na história do Morrinhos, em Goiás. O América-GO disputou sua última competição oficial em 1998 e a cidade ficou sem um representante até 2007, quando o Morrinhos surgiu na Série C do Goiano. Em pouco tempo, a equipe já está entre os grandes do estado e a sua estreia será no domingo, diante do Canedense, em casa.

Para fechar a região central, o Guaicurus, do Mato Grosso do Sul, também terá a sua primeira oportunidade na Primeira Divisão. Antes de iniciar a sua caminhada no futebol profissional, a equipe já disputava torneios amadores no estado. Em 2009, a equipe terminou a Segundona Sul-Mato-Grossense numa modesta sexta colocação, mas uma série de desistências lhe garantiu o acesso. A competição só começa em fevereiro e o Guaicurus estreia em casa, na segunda rodada, já que folga na primeira, diante do Corumbaense.

Por fim, o norte do país reserva mais algumas novidades. No Pará, a prefeitura de Cametá já contratou times de aluguel como o Vila Rica, que é de Belém, para atuar por lá. Mas, nesta temporada, a equipe leva o nome da cidade e o Cametá, após vencer a primeira fase do torneio, estreia contra o Águia, neste sábado, fora de casa.

No Amazonas, as duas equipes que subiram são estreantes e jogam na capital. O ASA, Associação dos Sargentos da Amazônia, é um clube formado por militares e profissionalizou-se no ano passado, chegando, na mesma temporada, à elite amazonense. Já o Manaus Compensão era um time amador, que ganhou muitos títulos e decidiu tentar a sorte no futebol profissional. Deu certo, pois já chegou à elite em sua primeira tentativa. A competição vai começar em fevereiro com o ASA encarando o atual campeão América, enquanto o Manaus pega o Nacional, ambos fora de casa.

Resta agora saber se esses times vão conseguir surpreender as equipes tradicionais em seus anos de estreia ou simplesmente investir em se manter na elite para traçar objetivos maiores a longo prazo. Muitos clubes que surgem como avalanches somem da mesma forma e só o tempo dirá se os que foram citados serão um ou outro caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário