Matemática 'louca' permite até que o Fluminense seja campeão brasileiro


Simulação de resultados mostra que tudo ainda é possível na reta final do Brasileirão, até as combinações mais improváveis
A tabela do Brasileirão mostra o Fluminense sofrendo com a última colocação. Os cálculos do matemático Tristão Garcia colocam o time com 91% de chances de ser rebaixado. Mas, quem diria, o time das Laranjeiras pode até ser campeão brasileiro em 2009. Delírio de torcedor, sensacionalismo da imprensa, campanha política de dirigente? Nada disso, apenas um exercício matemático com cálculos improváveis, porém não impossíveis, para mostrar que até os mais desesperados podem achar brechas matemáticas e sonhar com a redenção. Enquanto muitos se dão por vencidos em suas ambições no campeonato, os Matemáticos do brasil resolveram simular todos os jogos da reta final do Brasileirão e constatou que até o lanterna pode alcançar o posto mais alto da tabela ao fim das 38 rodadas.

A fórmula é simples, mas obviamente foge da lógica. Em um primeiro momento, o Fluminense já poderia terminar dentro do G-4, na terceira colocação, com 57 pontos, e disputar a Libertadores em 2010. A sua frente, Palmeiras e São Paulo com 61 e 59 pontos, respectivamente. Bastaria que todos os outros jogos terminassem em 0 a 0 até a 38ª rodada e o Tricolor ganhasse todas as suas partidas por 1 a 0. Subiria um total de 17 posições entre a sua condição atual e a final. Até Usain Bolt ficaria com inveja dessa veloz arrancada.

Para levantar o seu segundo troféu de campeão, o cálculo seria ainda mais complexo: além de vencer todos os jogos por 1 a 0 e todos os outros terminarem empatados em 0 a 0, São Paulo e Palmeiras teriam de tropeçar algumas vezes. O Tricolor Paulista perderia dois jogos, além dos outros nove empates. O Alviverde teria de perder cinco das suas últimas doze partidas (incluindo uma derrota para o próprio Flu), além de sete empates. Loucura? Pelo menos, ninguém pode dizer que estão esgotadas todas as probabilidades matemáticas.

- Quando o torcedor é doente, enxerga combinações que são favoráveis ao seu time, mas muitas vezes desafiam a lógica. Esses cálculos do Fluminense são muito improváveis. Existem as chances, mas isso não significa que vá acontecer - explica o professor Tristão Garcia.

Status final As fórmulas matemáticas
Fluminense no G-4 vencer todos os jogos por 1 a 0 + todos os outros jogos terminarem em 0 a 0
Fluminense campeão vencer todos os jogos por 1 a 0 + todos os outros jogos terminarem em 0 a 0 + São Paulo perder 2 jogos e empatar 9 + Palmeiras perder 5 jogos e empatar 7
Fluminense na Série B continuar com o seu atual aproveitamento (26%


Exemplos de quem desafiou as probabilidades negativas

São raros os casos de times que resolveram desafiar a matemática e conseguiram inverter probabilidades altamente contrárias, superiores a 90%. O Grêmio de 2003 serve de um ótimo exemplo para o Fluminense em 2009. Na 33ª rodada, o time gaúcho possuía 94% de chances de cair para a Série B. Era o último colocado com 26 pontos, dez a menos que o primeiro time fora da zona de rebaixamento. Conseguiu 24 pontos em 13 rodadas, tendo um aproveitamento próximo ao do líder do campeonato. Uma arrancada considerada milagrosa na época.

Em 2008, o Tricolor gaúcho foi a vez do Tricolor gaúcho ser vítima de uma recuperação milagrosa de outro time, o São Paulo. Os paulistas tinham apenas 4% de chances de título, mas resolveram desafiar os cálculos e a própria lógica do campeonato. Fizeram 32 pontos em 12 jogos, ou seja, dez vitórias e apenas dois empates. No fim do Brasileirão, conseguiu deixar o Grêmio para trás e conquistar o seu sexto título nacional.

O Fluminense já protagonizou uma reviravolta matemática em 2005, mas ela nada teve de positivo. Faltavam apenas cinco jogos para o fim do campeonato e as probabilidades eram de 99% de chances do time carioca conquistar uma vaga na Libertadores da América. Mas resolveu extrapolar todos os limites do improvável, como conta o matemático Tristão Garcia.

- Na época o time do técnico Abel Braga conseguiu a proeza de perder os cinco jogos, incluindo o confronto direto com o Palmeiras na última rodada. Neste, bastava apenas o empate. A vaga ficou com o Alviverde. Jogou todas as chances fora. Ou seja, quando um time tem as chances tem que aproveit

Nenhum comentário:

Postar um comentário