Recife terá cursos gratuitos de inglês e espanhol para a Copa do Mundo


Instituições poderão se inscrever no programa ‘Olá, Turista!’ e se cadastrar para oferecer as capacitações; alunos serão selecionados pelas entidades
O Ministério do Turismo (MTur) anunciou que o Recife será uma das capitais brasileiras a participar do Programa “Olá, Turista!”, uma parceria com a Fundação Roberto Marinho que vai oferecer 80 mil vagas para cursos gratuitos de capacitação em várias cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014.

Os cursos serão ministrados por entidades ligadas ao turismo, que deverão fazer o cadastro no site do programa. Essas instituições serão selecionadas e vão oferecer os cursos, sendo elas também as responsáveis pela escolha dos alunos. O público alvo são pessoas que trabalham com hotelaria, gastronomia, segurança, saúde, comércio, atrativos turísticos, transporte, informações turísticas e educação.

As aulas terão início no dia 2 de janeiro. Para participar dos cursos é preciso fazer parte de uma entidade ligada ao turismo. Podem participar pessoas com mais de 18 anos, alfabetizadas, preferencialmente com o ensino fundamental concluído e/ou microempresários autônomos, que exerçam atividades ligadas direta ou indiretamente ao turismo, como garçons, taxistas, artesãos, recepcionistas, telefonistas, dentre outros.

Seis cidades já fazem parte do programa, que agora será estendido ainda para o Recife, Fortaleza (CE) e São Paulo (SP). O lançamento oficial do programa na capital pernambucana deve ocorrer apenas na semana que vem, segundo o Ministério do Turismo. Na ocasião, será detalhada a quantidade de vagas para o Recife.

As instituições interessadas em oferecer os cursos podem tirar dúvidas no site do programa “Olá, Turista!” ou pelo telefone 0800-77-38696. A ligação é gratuita.

METODOLOGIA
Os cursos serão à distância e online. O acesso poderá ser feito a qualquer hora pelos alunos, dando flexibilidade aos horários de estudo. Além disso, os municípios contemplados terão salas de conexão, equipadas com recursos multimídia e acesso à internet. Nessas salas, os alunos poderão acessar a escola virtual com o apoio de monitores. Elas permitirão também a interação entre os alunos para que troquem informações e experiências.

O curso de línguas do projeto “Olá, Turista!” é formado por três módulos de estudo: básico, profissional e regional, que totalizam uma carga horária de 80 horas/aula. Ao final dos cursos, os participantes aprovados em todos os testes serão certificados. Cada aluno terá 11 meses para desenvolver seu aprendizado no novo idioma. Aqueles que não realizarem nenhuma atividade durante o período de 30 dias poderão ser substituídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário