Um campeonato à parte na luta contra o rebaixamento, e apenas dois se salvam








Disputa pela permanência na elite se restringe a seis clubes. Fluminense e Sport têm situação mais delicada, e Coritiba está mais próximo do 'paraíso'
Se a briga na parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro ganhou novos integrantes nas últimas rodadas, a guerra que vem sendo travada contra o rebaixamento está se afunilando. Segundo cálculos do matemático Tristão Garcia, o time que chegar a 46 pontos tem 99% de chances de permanecer na elite do futebol nacional, e com 45 há 97% de possibilidades de escapar.



A hipótese de uma equipe se salvar com 44 praticamente descarta, então, o risco de Corinthians (42), Santos e Barueri (41) descerem - matematicamente ainda têm 1% de chance de queda. Assim como o Atlético-PR (39), com 2%. Com isso, a briga se tornou um campeonato à parte: seis equipes na disputa, e apenas o 'campeão' e o 'vice' escapam.

E dentro deste cenário há um duelo regional envolvendo dois campeões brasileiros. A possibilidade de Fluminense e Botafogo escaparem juntos é de apenas 1%. No momento, são maiores as chances de os dois caírem: 66%. Para um dos dois se livrar, a estatística aponta 33%. A margem de erro nos cálculos é de 2%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário