McLaren acerta com Button e forma dupla de campeões


A McLaren confirmou ontem a contratação de Jenson Button, campeão da Fórmula 1 em 2009. O ex-piloto da Brawn GP assinou um contrato de três temporadas e será companheiro de Lewis Hamilton na escuderia, que pela primeira vez em 43 anos de história começará um campeonato com uma dupla de ingleses.

Button gostaria de continuar na Brawn GP, onde conquistou o título deste ano. Mas não houve acerto financeiro. O piloto inglês de 29 anos chegou a dizer que a renovação com a equipe estava perto de acontecer. Aí, a McLaren entrou na parada e conseguiu formar uma poderosa dupla para a próxima temporada da Fórmula 1.

Para continuar na Brawn GP, que foi comprada pela montadora alemã Mercedes e passará a se chamar Mercedes GP, Button teria pedido cerca de 8 milhões de euros anuais, ficando bem longe do que foi oferecido. O piloto, então, recebeu proposta da McLaren, de 6 milhões de euros por ano, e resolveu aceitá-la.

“É sempre uma decisão difícil deixar uma equipe em que você foi campeão, mas a vida é cheia de desafios. Por isso decidi ir para a McLaren, uma das maiores equipes do automobilismo, por onde já passaram grandes nomes da Fórmula 1”, disse Button, citando Emerson Fittipaldi, Niki Lauda, Alain Prost, Ayrton Senna e Hamilton.

O chefe da McLaren, Martin Whitmarsh, deu as boas-vindas ao novo piloto e já proclamou a dupla como a mais forte do grid. “Sempre buscamos ter os dois melhores pilotos disponíveis e, com Jenson e Lewis, teremos não apenas a dupla mais rápido do Mundial, mas também a mais profissional e dedicada”, explicou.

O dirigente, inclusive, descartou a possibilidade de novas disputas internas, que já marcaram a história da McLaren - na década de 80, entre Senna e Prost; e em 2007, entre Hamilton e o espanhol Fernando Alonso. “Acredito que eles conseguirão fazer uma parceira profissional e equilibrada”, disse Martin Whitmarsh.

Hamilton também celebrou a chegada de Button, que irá substituir Heikki Kovalainen - dispensado pela McLaren, o finlandês ainda tem futuro incerto na Fórmula 1. “É uma notícia fantástica. Estou ansioso para trabalhar com ele e com nossos engenheiros para que tenhamos um carro capaz de conquistar o título em 2010”, avisou.

Hamilton garantiu ter boa relação com o novo companheiro. “Já conheço Jenson e nos damos muito bem. Apesar da concorrência interna, estou certo de que vamos estabelecer uma ótima relação profissional. Ele é um grande piloto, com muito conhecimento e experiência”, elogiou o campeão mundial de 2008.

Assim, a McLaren entrou para a história da F-1 como a primeira equipe a reunir os dois últimos campeões da categoria. Assim, já entra como favorita ao título de 2010, quando fará frente à poderosa dupla formada pela Ferrari: com o espanhol Fernando Alonso e o brasileiro Felipe Massa.

Hamilton e Button também formarão a primeira dupla inglesa da história da McLaren. Em 1980, a equipe chegou a ter dois britânicos inscritos para uma mesma prova, com o irlandês John Watson e o inglês Stephen South, em Long Beach, mas eles não disputaram a temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário