ANIVERSARIANTE DO DIA ( 13 DE JANEIRO )


Paulo César Fonseca do Nascimento,[1] mais conhecido como Tinga (Porto Alegre, 13 de janeiro de 1978), é um futebolista brasileiro que atua como volante ou meia. Atualmente, joga pelo Borussia Dortmund.

Ele tem esse apelido por ter nascido e sido criado no bairro Restinga, na zona sul de Porto Alegre. Carinhosamente, os porto-alegrenses chamam de Tinga a Restinga.

Carreira
Tinga começou sua carreira no Grêmio, aonde disputou 3 edições da Copa Libertadores da América.

Depois, jogou por Kawasaki Frontale, do Japão, Botafogo (ambos por empréstimo junto ao Grêmio), retornou ao Tricolor Gaúcho e em 2004 foi ao Sporting, de Portugal.

Tinga chegou no Internacional no início de 2005. Foi peça fundamental na conquista do Campeonato Gaúcho e no vice-campeonato do Brasileirão, que qualificou o clube gaúcho para Copa Libertadores da América de 2006. O resultado no Campeonato Brasileiro poderia ter sido outro, caso o árbitro Márcio Rezende de Freitas marcasse um pênalti reclamado pelos Colorados, de Fábio Costa, então goleiro do Corinthians, em cima de Tinga. Após a partida, o árbitro disse ter errado no lançe e pediu desculpas.

Na Libertadores de 2006, Tinga atuou na maioria dos jogos, sendo decisivo e marcando o gol do título do Internacional nos minutos finais da partida contra o São Paulo. O jogador, porém, foi expulso da partida, sendo essa sua última atuação pelo Colorado.

Após a Libertadores, Tinga se apresentou ao Borussia Dortmund, da Alemanha,[6] onde ainda joga atalmente.

Títulos

Tinga no Borussia Dortmund.Grêmio

Copa do Brasil: 1997 e 2001

Copa Sul: 1999

Campeonato Gaúcho: 1999 e 2001
Internacional

Campeonato Gaúcho: 2005

Copa Libertadores da América: 2006

Prêmios

Grêmio
Bola de Prata da Revista Placar: 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário