Começa o Joaquinzão 2010


Depois da aberração que foi o Albertão 2008, o pior da história, e o Estadual sem graça do ano passado (exceto para os rubro-negros, claro), começa hoje o Campeonato Pernambucano que voltará a ser decidido em um mata-mata. Um não, três. As duas semifinais e a grande final serão jogos que irão mexer com todos os torcedores.

Foi preciso trazer José Joaquim de volta para acertar na confecção de uma tabela. E surgiu o Joaquinzão 2010. Mesmo que o acerto tenha sido feito de forma errada, mudando o regulamento e indo de encontro a uma lei federal, o Estatuto do Torcedor.

E agora só falta desinchar a competição, deixando-a com dez clubes novamente. Mas isso só em 2013. Será? A um ano da Copa? E de eleições estaduais. Quem vai querer desagradar duas prefeituras de uma só vez?

Voltando ao presente, o novo regulamento acaba com a pressão de não poder perder pontos no interior. Tropeços podem ser recuperados. Afinal, serão 22 rodadas para se decidir quem são os quatro classificados.

Com a base do ano passado, o Sport tem tudo para largar na frente. É o favorito porque manteve praticamente a mesma defesa da Libertadores e até melhorou os setores de armação e ataque. Mas de nada adianta terminar a fase classificatória com dez pontos na frente do segundo colocado se a equipe não mostrar espírito de competitividade no mata-mata.

E agora só falta desinchar a competição, deixando-a com dez clubes novamente

E é nisso que o Santa Cruz aposta. Um time guerreiro. O problema é conseguir a classificação. Com contratações tímidas, corre sério risco.

O Náutico ainda é um grande adormecido. O grupo é fraco e não foi reforçado. Veio, mais uma vez, um monte de apostas. No ano passado, elas não deram certo. Mas há tempo de trazer reforços. E não apenas contratações.

Do interior, Salgueiro, Central, Ypiranga e Sete montaram os melhores grupos. Agora é saber quem é o melhor dentro de campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário