Santa Cruz está estremecido com o Náutico por causa de Tiago Cardoso



O Santa Cruz está estremecido com o Clube Náutico Capibaribe. O Conselho Deliberativo publicou nota recomendando ao conselho e ao Executivo do clube não comparecer na estreia da Arena da Copa nesta quarta-feira (22). O campo do Arruda é da Fifa e a equipe já não pode treinar lá.

O goleiro Tiago Cardoso treinou normalmente na terça (21) e pediu para não falar sobre negociações com o Náutico. Ouça os destaques do time tricolor com Martinelli.

Sérgio Guedes é demitido da função de técnico do Sport Club do Recife



Foi confirmada a demissão do agora ex-técnico do Sport, Sérgio Guedes, durante a noite desta quarta-feira (22). Quem assume a vaga de treinador é o assistente Gustavo Bueno.

Os rumores sobre a possível demissão de Sérgio Guedes começaram após o jogo contra o ABC de Natal, que eliminou o Sport da Copa do Brasil, após perder o título do Campeonato Pernambucano para o Santa Cruz.

JOGO SPORT X ABC AO VIVO HOJE PELO SPORTV CANAL 39 AS 21 horas

Sport precisa reverter placar de 2 a 0 para seguir vivo na Copa do Brasil

Marcelo Cordeiro ganha mais uma chance na lateral esquerda 
Houve um tempo em que 2 a 0 era a vantagem que o torcedor do Sport dava para o adversário antes de a bola rolar. Isso para ganhar fácil a aposta. Tempo em que o Diario de Pernambuco ousava estampar em sua manchete: “Basta um 2 x 0”.

Isso em referência ao título da Copa do Brasil, e contra o Corinthians! Tempo bem diferente de hoje, quando o Sport entra no gramado da Ilha do Retiro tendo como dificílima a missão de reverter a vantagem de 2 a 0 imposta pelo ABC-RN para chegar à terceira fase da Copa do Brasil. É dificílima porque o momento é de desconfiança. O Sport disputará o seu primeiro jogo após a perda do título estadual em meio a uma turbulência. A reestruturação do elenco começou, mas está longe de terminar.

Dois jogadores deixaram o elenco: Cicinho e Felipe Menezes. Os dois atuaram na partida e deixaram a Ilha do Retiro contra o ABC, inclusive. Contratações, foram duas. Tímidas. Os atacantes Jonathan Balotelli, do Pesqueira, e Nunes, do Botafogo-SP. Os dois regularizados para a partida desta noite. Eles, talvez, sejam a razão para alguém acreditar na classificação. Nunes está confirmado no time titular. Precisa fazer, em sua estreia, o que outros rubro-negros não conseuiram nas últimas três partidas: gols.

O time passou em branco no primeiro jogo da decisão do PE2013, no Arruda; no jogo contra o ABC, no Rio Grande do Norte; e na segunda partida da final do Estadual, na Ilha do Retiro. São mais de 270 minutos sem balançar as redes. Por culpa própria, da trave, de Tiago Cardoso. Desculpas que não vão impedir a eliminação. Precisando vencer bem, por 2 a 0 para forçar os pênaltis, ou três gols de diferença para se classificar de forma direta, o técnico Sérgio Guedes não resumiu a mudança ao sistema ofensivo.

No meio-campo, promove o retorno de Renan Teixeira. Uma reestreia, já que o atleta passou sete meses afastado dos gramados por conta de uma lesão no joelho direito. Mudança também na lateral direita, com a entrada de Moacir, que já vinha sendo utilizado substituindo Cicinho no decorrer das partidas.

 Zaga

 Além das mudanças táticas, Guedes pode ser obrigado a mexer por conta de contusão. O zagueiro Gabriel machucou o joelho direito no primeiro jogo contra o ABC. Mesmo assim, jogou a segunda partida da final do PE2013. Como continua a sentir dores na região, ele pode ficar de fora do duelo de hoje. Ausência para qual o treinador já tem solução: Aílson.

 O adversário A vitória por 2 a 0 na partida de ida, em Natal, deu mais confiança ao time do ABC. Apesar da boa vantagem construída, o alvinegro potiguar sabe que não pode dar chances ao veloz time do Sport. Assim, o técnico Porto armou sua equipe em um 3-5-2, mas com o zagueiro Lino fazendo uma função de um falso lateral esquerdo. A ideia do adversário leonino é marcar forte e sair em velocidade para os contra-ataques. Assim tentar surpreender e o Sport com um gol.  

entrevista >> Magrão

 “Éramos um time vencedor” Time de 2008

“O time que o sport montou naquele ano, até hoje não vi no clube. Todos tinham um comprometimento muito grande. Não que os outros que vieram depois não tenham tido, mas aqueles jogadores tinham um algo mais. Era um time vencedor. Infelizmente não conseguimos mais boas campanhas, saindo nas primeiras fases. Este ano, mesmo na dificuldade em que estamos, a gente espera uma sorte melhor. Vamos batalhar muito ainda por isso.”  

Reforços

“Nunes é rodado, já esteve em vários clubes grandes. É um jogador de área, experiente. Acredito que vai ajudar a nossa equipe. Jonatan Balotelli vai ter a primeira experiência em um time grande, mas já mostrou personalidade, mostrou que está querendo e que tem condições de jogar no Sport.”  

Adversário

“Esse jogo vai ser diferente. Na partida de ida, a gente estava voltado para a final do Pernambucano. Se a gente tivesse colocado a cabeça no ABC, seria diferente. Agora temos que reverter a situação e 2 a 0 é um resultado difícil, mas é possível. Vamos ter que entrar com mais intensidade, temos que ir para cima e não levar gols, senão as coisas vão se complicar. Não podemos nos desesperar, para a dificuldade não aumentar.”  

O Sport contra os nordestinos

 Esta é a 15ª vez que o Sport enfrenta um time nordestino numa das fases da Copa do Brasil. Na maioria delas, nove, o time conseguiu a classificação. Perdeu em outras quatro. Veja o retrospecto completo.

 As 5 eliminações

 1991
2ª fase Vitória 2 x 1 Sport Sport 0 x 0 Vitória  

1993 2ª fase Ceará 1 x 0 Sport Sport 0 x 1 Ceará

2000 1ª fase América-RN 0 x 1 Sport Sport 0 x 1 América-RN (2 x 4 pen.)  

2001 2ª fase Flamengo-PI 2 x 0 Sport Sport 1 x 0 Flamengo-PI  

2011 1ª fase S. Corrêa 0 x 0 Sport Sport 2 x 2 S. Corrêa

As 9 classificações  

1989 1ª fase Fortaleza 0 x 0 Sport Sport 1 x 0 Fortaleza  

quartas de final

 Vitória 1 x 0 Sport Sport 2 x 0 Vitória  

1992 2ª fase Fortaleza 0 x 0 Sport Sport 4 x 0 Fortaleza  

quartas de final

CSA 1 x 3 Sport Sport 4 x 0 CSA  

2001 1ª fase CSA 3 x 4 Sport Sport 0 x 1 CSA

 2007 1ª fase Campinense 1 x 1 Sport Sport 3 x 0 Campinense  

2008 1ª fase Imperatriz-MA 2 x 2 Sport Sport 4 x 1 Imperatriz-MA  

2012 1ª fase 4 de Julho-PI 0 x 2 Sport  

2013 1ª fase Vit. da Conquista 0 x 1 Sport Sport 2 x 0 Vit. da Conquista

Na sua primeira entrevista, André Campos oficializa proposta por Tiago Cardoso

Vice-presidente de futebol confirmou que Timbu está em contato com o goleiro do Santa Cruz


Na sua primeira entrevista após ser anunciado como o novo vice-presidente de futebol do Náutico, na noite desta segunda-feira, nos Aflitos, André Campos demonstrou que deverá ser o mais transparente possível nessa sua nova passagem à frente do clube. Questionado sobre a possível ida do goleiro do Santa Cruz Tiago Cardoso para os Aflitos, o dirigente confirmou que o atleta tem proposta do Timbu.

 "Tiago Cardoso interessa, sim. O empresário dele nos procurou, tanto a mim, como a Américo Pereira e ao presidente Paulo Wanderley. Estávamos juntos em um almoço e ele nos fez uma proposta e que aceitamos de pronto. Só pedimos que ele resolvesse a situação do contrato dele com o Santa Cruz", afirmou, detalhando o caso. "Estive no Rio de Janeiro neste final de semana quando soube de um 'zum-zum-zum' e liguei para o presidente Antônio Luiz Neto.

Disse a ele que o Tiago foi oferecido a nós e expliquei a situação toda, sem problemas. O empresário do atleta nos disse que existe uma cláusula no contrato e que Tiago será liberado no dia 29 de maio, caso ele tenha proposta de um clube da Série A", complementou André Campos. William Alves Outro jogador do Santa Cruz também interessa ao Náutico: o zagueiro William Alves.

 "Não tem contato com ele ainda, temos informação jogador não gostaria de permanecer no Santa Cruz, que tem e merece todo o nosso respeito. Mas chega o momento em que o jogador se sente valorizado e quer disputar uma Primeira Divisão. A informação que temos é que ele não tem interesse ficar lá (no Arruda). Se não ficar, poderemos negociá-lo", disse Campos, só então confirmando que o Timbu já teve uma conversa com o defensor. "Ele falou com alguém que hoje faz parte do colegiado, sim. Mas o que está avançado é questão de Tiago Cardoso", concluiu.

Novo colegiado timbu terá missão de formar um futebol forte para a Série A

A oficialização do anúncio do novo departamento de futebol se destacou nos Aflitos
A segunda-feira para o Náutico foi movimentada como há muito não se via pelas bandas dos Aflitos. Dentre iminentes chegadas e saídas de atletas de peso e uma grave contusão do zagueiro Alison, destacou-se mesmo a oficialização do anúncio do novo departamento de futebol.

O ex-presidente do executivo André Campos foi anunciado como o novo vice-presidente de futebol e ficará à frente de um colegiado formado por um total de 17 membros. Recentemente afastado das suas funções por divergências com o presidente Paulo Wanderley, o vice-presidente do executivo do clube, Toninho Monteiro, também está de volta ao clube. O mandatário alvirrubro fez o anúncio ontem à noite, nos Aflitos, acompanhado por 14 dos 17 nomes que irão compor o colegiado.

Dirigentes, inclusive, que divergem em pensamentos e que foram “rivais” nas últimas eleições do clube – como é o caso de Marcílio Sales, que disputou o último pleito para presidente. E esse é só apenas um caso de “divergências” de filosofia nesse grupo. De fora da relação, o presidente do Conselho Deliberativo, Berillo Júnior, foi contra a formação desse colegiado. Mas Paulo Wanderley confia no sucesso da ideia. Tanto que deu “carta-branca” ao novo grupo que comandará o futebol alvirrubro. “Entendo que o departamento de futebol precisava ser ampliado.

Tínhamos apenas dois diretores e a partir de hoje teremos 17 pessoas. No Náutico há sempre essa história do colegiado e entendemos que é importante porque isso nos dará sustentação, nos dará uma blindagem para trabalhar com tranquilidade”, disse Paulo Wanderley. De acordo com André Campos cada diretor terá direito a um voto em relação a cada contratação ou dispensa. Campos ainda destacou que cada dirigente terá uma função distinta.

 Essa, de acordo com ele, será uma maneira de descentralizar as coisas no clube e de fazer andar o grupo que é “heterogêneo” nos pensamentos – como ele mesmo fez questão de frisar. “Todas as contratações passarão por mim com a autorização do presidente, que deu autonomia para montar esse colegiado sem restrição e sem vetos a nomes. Todos os convidados aceitaram participar desse grupo que, claro, é heterogêneo, com muitos pensamentos diferentes, mas com a nossa experiência vamos achar um ideal”, afirmou.

 saiba mais Abaixo, os nomes que irão compor o novo colegiado alvirrubro:

 André Campos
Américo Pereira
Gustavo Krause
Sérgio Lins
Gustavo Rêgo
Ricardo Valois
Renato Carneiro
Toninho Monteiro
Ricardo Malta
Alexandre Homem de Melo
Carlos Hunka
Marcílio Sales
 Emerson Barbosa
Vinícius Labanca
André Benning
Ricardinho Valois
Paulo Pontes  

5 perguntas>> André Campos

 Colegiado “heterogêneo” O presidente deu autonomia para montar esse colegiado, sem restrição e sem vetos a nomes. A nossa experiência já deu certo em outros tempos e achamos que essa formação é a ideal. É um colegiado heterogêneo, mas com um só objetivo: fazer com que o Náutico consiga grandes vitórias. Nosso objetivo não é somente ficar na Primeira Divisão nem chegar à Sul-Americana. Queremos também montar um elenco para chegar à Libertadores.

 Núcleos

Vamos dividir colegiado em núcleos. Um grupo irá cuidar das contratações, outro do dia a dia, outro de relacionamento com os jogadores; acompanhar treino, viagem com elenco… e assim por diante. Mas as decisões mais polêmicas, contratações e dispensas, essas serão tomadas por votos iguais dos 17 membros do colegiado. Não é uma experiência nova para mim comandar um colegiado de futebol. Não estava na minha pretensão voltar a dirigir futebol, mas não poderia negar um pedido do presidente e um apoio ao clube.  

Reformulação elenco

Precisamos nos reforçar, mas sem frescura, sem problemas. Se ele (o presidente) montou o colegiado, é porque precisamos de mudanças. Tem jogadores que não valem a pena ficar. E a gente precisa se reforçar. A gente não pode ficar satisfeito com um terceiro lugar no Campeonato Pernambucano.

O futuro de Daniel Freitas

 Ele inicialmente permanece até a avaliação do colegiado. Seria muito covarde tirar uma pessoa sem que eu e a grande maioria conheçamos o trabalho. Não vou nesse negócio de ouvir dizer que fulano é coronel, é general... A questão dele é que é funcionário do clube e, assim sendo, ele recebe comando de alguém e receberá do colegiado de futebol. Se não respeitar, não tem porque ficar. Mas não vamos nos precipitar. Precisamos analisar bem essa questão.  

Elton de Saída

O Náutico deverá ter uma baixa considerável no plantel para a disputa da Série A. Artilheiro do Timbu no Estadual (17 gols), Elton está de saída dos Aflitos. O atacante recebeu uma proposta do futebol árabe – o time ainda não foi divulgado. O Corinthians, dono dos direitos do atleta, deverá liberá-lo sem maiores problemas já que tem em contrato tal possibilidade. O Náutico deverá receber uma porcentagem do valor pago pelo novo clube do atleta ao Timão.

Fortaleza já fez oito contratações para a Série C e segue em busca de reforços

O Tricolor de Aço faz uma verdadeira reformulação em seu elenco, após fracassar no estadual
 
Depois de terminar o Campeonato cearense na modesta quarta colocação, o Fortaleza virou todas as suas atenções para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C.

 Para conseguir sair da Terceirona nacional, o clube já fez oito contratações. São eles: o zagueiro Cássio, os laterais-direito Diogo e Léo Rodrigues , o volante Jaílton , os meias Dico e Guilherme Lazaroni e o atacante Ruan.

 Em compensação, o Tricolor de Aço vai se desfazendo de algumas peças do elenco que fracassou no estadual, como os cabeças de área Lucas e Everton e o atacante Leandro, que deixaram o Pici.

 Além dos citados, o zagueiro Ciro Sena, que tem contrato com o clube até o final da temporada, deve ser emprestado, assim que retornar de férias, que foram antecipadas pela diretoria leonina.

 Mais reforços

O Fortaleza ainda segue atrás de reforços. O clube ainda tenta as contratações dos atacantes Marcelo Nicácio e Léo Gamalho. Leia tudo sobre:: Cássio• contratações• dico• Diogo• Fortaleza• Guilherme Lazaroni• jailton• Léo Rodrigues• ruan• Série C

Ceará acerta com lateral-esquerdo da Ponte Preta

Renan Luís, será anunciado como novo reforço Alvinegro para a Série B

O Ceará ainda não anunciou oficialmente, mas acertou a contratação do lateral-esquerdo Renan Luís, da Ponte Preta.

O jogador de 22 anos, que na manhã desta sexta-feira (17) se despediu do antigos companheiros do clube campineiro, chega à Porangabuçu por empréstimo até o final ano e é o quarto reforço do Vovô para Série B.

 Renan Luís começou a carreira nas categorias de base da própria Ponte Preta e teve uma rápida passagem pelo Red Bull Brasil, em 2011.

 Poucas chances na Macaca 

Apesar de sempre ter sido visto como uma grande promessa, Renan Luis nunca conseguiu se firmar no time principal da Ponte Preta. Este ano, disputou apenas quatro partidas do Campeonato Paulista.

Ficha do jogador

Renan Luís Neves dos Santos Eloy

Idade: 22 anos

Clubes: Ponte Preta, Red Bull Brasil e Ceará

Náutico vai de André Campos como manda-chuva do conselho consultivo

Dirigente está voltando ao clube e deverá trazer Toninho Monteiro 

Vira e mexe, o ex-presidente do Náutico André Campos dá uma declaração nas redes sociais que gera rebuliço nos Aflitos. A última delas pode-se dizer até que chegou a acelerar a demissão do técnico Vágner Mancini na reta final do estadual. Mesmo longe da cúpula do Timbu, é fato que as suas opiniões têm sido amplamente ouvidas por torcedores, imprensa e, principalmente, por lideranças do clube. Campos parecia já querer costurar o seu retorno ao Eládio de Barros Carvalho. Segundo ele, alguns alvirrubros de “peso” o procuraram para encabeçar criação de um colegiado. Ontem, falou que a formalização do grupo junto ao presidente Paulo Wanderley deverá acontecer até a próxima segunda-feira. Toninho Monteiro, que deixou o Alvirrubro por divergências no começo do ano, seria um dos membros do iminente conselho consultivo.

 “Paulo Wanderley e outros nomes me convidaram para um café da manhã, em que foi discutido essa possibilidade do colegiado. Estamos avaliando ainda. Eu sou Náutico e não posso ficar omisso. Tenho recebido apelos de várias pessoas para que eu coordenasse este colegiado”, disse Andre Campos. O conselho, aliás, seria formado por ex-diretores, ex-mandatários e lideranças como Américo Pereira, Gustavo Rêgo e Toninho Monteiro.

Ex-presidente do executivo, Toninho, por sua vez, minimizou os problemas passados com a atual gestão e disse que agora está pronto para agregar. “André Campos me fez um convite. Vamos deixar para ele anunciar oficialmente esse colegiado, que vai ser muito bom e importante para o Náutico voltar a ser um time vencedor, porque o Náutico unido é imbatível”, disse Toninho Monteiro.

Sport segue no mesmo buraco do início da temporada

Clube não consegue contratar para suprir as carências e daqui a uma semana estreia na Série B 
 A uma semana do início da Série B, os rubro-negros parecem atolados no mesmo buraco em que se encontravam no início da temporada. O discurso do diretor Marcos Amaral é a prova disso. O clube segue precisando de contratações pontuais para preencher as carências do elenco, mas enfrenta sérias dificuldades para encontrar as peças corretas no mercado. O otimismo dos dirigentes numa boa campanha no Brasileiro também é semelhante ao que eles mostraram antes dos fracassos no Nordestão e no Pernambucano. O que mudou, de fato, foi a confiança da torcida. Muito do otimismo dos torcedores encontrava respaldo no retorno de Milton Bivar ao clube.

 Presidente campeão da Copa do Brasil, em 2008, ele foi nomeado diretor de futebol numa decisão meramente política. Mesmo sem falar com seu irmão, o presidente Luciano Bivar, Milton montou uma equipe formada por outros cinco dirigentes e iniciou um trabalho de reformulação do elenco. Antes de entregarem os cargos por incompatibilidade com a gestão, os membros do grupo contrataram os zagueiros Gabriel, Maurício e Mateus Alves, os volantes Fábio Bahia e Marino e os atacantes Roger e Marcos Aurélio. Destes, somente a dupla de zaga e Roger conseguiram se firmar entre os titulares. Nomeado como o novo diretor de futebol, Marcos Amaral foi responsável somente pela vinda de Lucas Lima para o Pernambucano. O lateral esquerdo Marcelo Cordeiro e os atacantes Jonathan Ballotelli e Nunes chegaram para reforçar o clube para a Série B. Em contrapartida, Amaral foi responsável pelos destrates com o meia Hugo e o lateral direito Cicinho. Justamente as duas posições mais carentes do elenco.

 Para se ter uma ideia, a única opção de Sérgio Guedes para a direita é o volante Moacir, cujo contrato termina em 31 de maio. E não custa lembrar que o atleta foi alvo de duras críticas por conta de seus desempenhos ao longo desta temporada. Agora, o clube corre atrás destas novas peças com um critério fixo. Para jogar no Sport, é preciso ter “intensidade” e crescer junto com o time. Portanto, a maior parte dos reforços não deve ser nomes de peso. Nesse cenário, Sérgio Guedes tem participação ativa.

William Alves é a bola da vez

Zagueiro seria o terceiro jogador do Santa Cruz a receber proposta do Náutico
 Primeiro, foi Dênis Marques. Depois, Tiago Cardoso. O mais novo alvo, William Alves. Três jogadores do Santa Cruz procurados pelo Náutico. A campanha do tricampeonato estadual colocou o elenco coral em destaque. A ponto de o rival, que se prepara para disputar a Série A, ir buscar algumas das principais peças do Tricolor. É o início de um Clássico das Emoções nos bastidores. De um lado, o Timbu tenta fazer valer a superioridade financeira. Do outro, os tricolores buscam segurar seus valores. Antes da semifinal do Pernambucano, o rumor surgiu com força.

Após a disputa do Estadual, estava certo: Dênis Marques iria defender o Náutico. As duas partes negaram, a diretoria do Santa Cruz reclamou da manobra de bastidor do rival e até agora a história não se confirmou. Pouco tempo depois, foi a vez de Tiago Cardoso ter o seu nome envolvido num possível interesse do Timbu. Começou com pouca força, mas, ao contrário da anterior, tornou-se real. Ontem, uma proposta oficial do Alvirrubro chegou às mãos da direção coral. A proposta, no entanto, foi rechaçada. A diretoria tricolor não abre mão do pagamento da multa rescisória e não se convenceu com o que foi oferecido pelo Náutico: alguns jogadores em troca da liberação do goleiro. Entre os nomes da lista, estariam Gideão, Josa e Alemão. Para o jogador, pelo contrário, o contrato proposto foi extremamente vantajoso. O salário dele dobraria. Pularia de R$ 25 mil para R$ 50 mil.

A diretoria do Santa Cruz recebeu a proposta oficial do Náutico por meio do empresário de Tiago Cardoso, Ytalo Pontes. E a resposta foi um não. “É uma situação complicada. A proposta é muito boa para o jogador, não tem como negar. Mas uma proposta como essa não tem nem como levar para o presidente. Não tem como liberá-lo sem pagar a multa”, afirmou o diretor de futebol Jomar Rocha, que, no entanto, não se negou a negociar. “Se eles voltarem com uma proposta financeira, aí eu levo para o presidente e nós vamos avaliar”. Por fim, a novidade foi o interesse do Náutico pelo zagueiro William Alves. Mais uma vez, o Timbu teria chegado forte financeiramente na tentativa de balançar o jogador. Jomar Rocha disse ter ficado sabendo da procura nos bastidores e se mostrou chateado com a postura dos rivais. “Não chegou nada de oficial, mas soube nos bastidores. Acho uma falta de ética

As milionárias marcas dos clubes, com Sport e Náutico entre as 20 maiores


Como analisar a marca de um clube de futebol? Títulos, estrutura, torcida, audiência, desempenho recente, saúde financeira e outras inúmeras variáveis. A consultoria BDO, especializada no mercado futebolístico, acaba de divulgar a nova versão de seu estudo anual sobre sobre o valor de 23 clubes brasileiros. Para se chegar aos dados foi usado uma métrica com 18 variáveis. Do Nordeste, entraram Bahia, Vitória, Sport e Náutico. Entre os maiores clubes da região, apenas o Santa Cruz não foi avaliado desta vez. O valor agregados das marcas desses 23 clubes alcançou R$ 6,06 bilhões, com 9% de aumento em relação ao ranking de 2012, com uma projeção de R$ 5,57 bilhões. O Sport teve um crescimento acumulado de R$ 6,3 milhões em 4 anos (17%)

 .

Pentacampeonato tricolor nas arquibancadas do Recife


No gramado, com a bola rolando, o Santa Cruz conquistou o tricampeonato estadual. Nas arquibancadas, em presença de público, uma sequência ainda maior, com o penta. Apesar de ter registrado mais um índice acima de 20 mil pessoas, a Cobra Coral teve neste ano o menor entre os dados do tri no futebol. Na postagem, reproduções de imagens áreas na transmissão da final de 2013, no Arruda e na Ilha do Retiro. Apesar do visual, o total de torcedores nos dois clássicos foi de 65.017, o mais baixo das últimas três finais das multidões. Em 2012 foram 76.080. Em 2011, a melhor marca, com 92.412 pessoas. Esse dado se reflete na média dos três grandes clubes na recém-encerrada competição, com uma grande redução em relação à edição passada. As quedas foram de 27,9% (Alvirrubro), 22,2% (Tricolor) e 32,3% (Rubro-negro). Abaixo, os números de Náutico, Santa e Sport nos jogos como mandante no Estadual, com dados absolutos e confrontos apenas contra os clubes pequenos. A diferença no número de partidas se deve ao fato de o Timbu ter disputado o primeiro turno, enquanto os rivais estavam na Copa do Nordeste. 1º) Santa Cruz – 8 jogos como mandante no Arruda Total: 165.751. Média: 20.718. Contra pequenos (5): 66.202 e média de 13.240 2º) Sport – 8 jogos como mandante na Ilha do Retiro Total: 103.913. Média: 12.989. Contra pequenos (6): 58.500 e média de 9.750 3º) Náutico – 12 jogos como mandante nos Aflitos Total: 98.425. Média: 8.202. Contra pequenos (10): 67.735 e média de 6.773

Náutico apresenta atacante Adeílson

Jogador disputou o Campeonato Mineiro pela Tombense
 O Náutico trouxe mais um reforço para a disputa da Série A do Brasileirão. Após contratar o goleiro Andrade, o volante Magrão e o centroavante Caion, a diretoria alvirrubra confirmou a vinda do atacante Adeílson. O atleta tem 27 anos e estava defendendo o Tombense, no Campeonato Mineiro. Destro, Adeílson Pereira de Mello, que realizou exames médicos no clube, já foi apresentado à imprensa na tarde desta terça-feira, no CT Wilson Campos, no bairro da Guabiraba. Mineiro, o jogador passou por equipes como Guarani, Ipatinga, Fluminense, Criciúma e América-MG, além dos franceses Nice e Istres. O recém-chegado atleta se mostrou feliz em ter ganho outra oportunidade para jogar a primeira divisão. Elogiou o clube, o técnico Silas e, mesmo ressaltando a concorrência, diz que está já à espera de uma oportunidade no ataque da equipe alvirrubra. "Vamos procurar contribuir da melhor maneira possível.

A disputa sempre vai haver, desde que seja sadia. Estou muito feliz em poder jogar a Série A. O Náutico tem uma torcida maravilhosa e isso tudo é uma somatória para animar e motivar o atleta", disse. "O Silas é um grande treinador, com passagens por grandes clubes. Um cara bacana de lidar e inteligente. Com ele, com certeza, o trabalho vai fluir bastante", acrescentou. Adeílson falou ainda sobre as suas características e garantiu estar em forma. "Minha última partida oficial foi agora no Campeonato Mineiro, quando a Tombense enfrentou o Atléico na semifinal. Tenho poder de finalização bom, força no chute e bom cabeceio. Volto para marcar", falou.

Magrão defende permanência de treinador e quer trazer o torcedor de volta ao clube

Capitão rubro-negro diz que a troca exagerada de comando atrapalha o rendimento da equipe
Em oito anos de Sport, Magrão já trabalhou com vários treinadores de diversas filosofias e estilos. Uns foram vitoriosos, alguns longe disso. Uns ficaram muito tempo, outros tiveram passagens rápidas. Para o experiente capitão rubro-negro, essa troca de comando, muitas vezes exagerada, causa uma quebra de rotina que acaba sendo desfavorável ao time. "Talvez um treinador que fique mais tempo seja o ideal. Muita mudança atrapalha. Muitas vezes quando não ganha, o técnico vai logo embora. Por exemplo, Vadão, saiu após perdemos a Copa do Nordste.

Agora com o Sérgio (Guedes), a pressão já está grande em cima dele", conta. "Se você for ver, em alguns times, mesmo sem o objetivo alcançado, a longo prazo os treinadores conseguem conquistas. Mas não é fácil, torcedor não quer saber. Meu pensamento é dar mais tempo a um profissional", revela. Ainda chateado com o desfecho da final do domingo passado, Magrão não consegue explicar o que vem acontecendo nos últimos anos. "É difícil dizer, houve várias mudanças de elenco, treinadores e dirigentes. Mudou muito e a gente nao conseguiu se encaixar para chegar a títulos. Eu particularmente não sei o que responder pelas mudanças que foram feitas e nada", admite. Sempre acionado para falar pelo elenco, quando a situação está complicada, o capitão mantém o lado político e afirma que a equipe está focada em reagir nessa temporada. "É dicificil colocar a cara para bater sempre nos momentos difíceis.

 O que a gente falar não adianta. O torcedor está chateado e não tiro a razão. Vai ser difícil para ele digerir. Temos que trabalhar e dar sequência aos novos desafios que tem esse ano. Só vitórias vão fazer o torcedor esquecer isso", comenta. Mesmo assim, Magrão conta que os ares nos vestiários da Ilha do Retiro estão pesados. "Hoje o clima não está como antes, não tem como perder o campeonato e estar tudo bem. Uns sentem mais, outros menos, mas a gente sabe que tem que se levantar porque passou.

Não é uma perda de título que venha fazer um jogador desistir de tudo. Hoje o clima não é dos melhores, mas a gente vai retomar", garante Segundo o goleiro, a missão maior do Sport, agora, é trazer o torcedor de volta para o seu lado. "Isso vai depender do nosso trabalho. Se a gente voltar a ganhar, a torcida volta a nos apoiar. Eles estão sentidos e nós tristes, mas temos que focar", afirma. E para ele, a melhor oportunidade de voltar a mostrar resultados é na partida de volta contra o ABC, pela Copa do Brasil, nesta quarta-feira. "Temos que dar a resposta logo e temos que lutar muito. A gente vacilou em Natal. Dois gols é um prejuizo muito grande, mas se fizermos o que fizemos no primeiro tempo contra o Santa dá para reverter", acredita.

Elenco do Santa Cruz está valorizado após o Tricampeonato Pernambucano 2013

Conquista vai, naturalmente, valorizar o elenco coral. Mas, a priori, só Dênis Marques preocupa
Conquistar o título foi difícil. E, tão logo alcançado o objetivo, o Santa Cruz já começa a enfrentar outro grande desafio. Não é a Copa do Brasil nem a Série C. Esse é extracampo. O sucesso atrai os holofotes, gera valorização e, nesse cenário, manter o elenco é um desafio complicado. Em 2010, mesmo sem ser campeão, por conta das limitações financeiras, o time sofreu um desmanche generalizado. No ano seguinte, campeão, perdeu Gilberto. Em 2012, bicampeão, quem saiu foi o volante Memo. Neste ano, as especulações já começaram. E o risco atual envolve o artilheiro Dênis Marques.

 Após ajudar o clube coral a conquistar o bicampeonato em 2012, DM9 teve sua permanência colocada em dúvida. Por ele mesmo. Após a conquista do título, domingo, ainda na Ilha do Retiro, ele revelou a existência de propostas. “Não sei se fico. Espero que sim, mas o futuro a Deus pertence”, afirmou e justificou. “Recebi algumas propostas, mas não vou dizer quais clubes.” Resumindo: espera uma valorização salarial. Algo semelhante ao que aconteceu no ano passado. O atacante veio para o clube com um contrato de risco.

Os seus 15 gols no Estadual foram suficientes para afastar a desconfiança e justificar o investimento. Para manter o atleta, o Santa Cruz realizou um amistoso contra o CSA, na busca por recursos financeiros. A partida não atraiu tantos torcedores. Pouco mais de cinco mil pessoas estiveram presentes, mas o Tricolor do Arruda conseguiu manter o atleta. Ele mesmo anunciou a permanência no sistema de som do estádio: “Estamos juntos e misturados.” A pergunta agora é saber até quando vai a mistura. Se as declarações de Dênis indicam incerteza, a direção coral demonstra confiança na permanência do atacante. “No ano passado passamos por isso e conseguimos negociar. Eu acho que não teremos dificuldade. Ele quer ficar e nós também queremos.

Acho que vamos chegar a um acordo”, declarou o diretor de futebol Jomar Rocha. “Iremos nos reunir com Martelotte ainda, mas acredito que em time que ganha não se mexe. Vamos conversar e tentar manter este grupo”, declarou Jomar Rocha.  

R$ 300 mil folha salaria do elenco Estão com o contrato perto do fim e serão procurados para renovar:  

Flávio Caça-Rato O desempenho acima do esperado e o crescimento durante a competição deu à diretoria a confiança necessária para apostar no jogador até o fim da temporada

 André Dias Não teve tantas oportunidades, mas como tem um custo-benefício baixo, vai ganhar mais uma chance para mostrar seu futebol  

Renan Fonseca Inicialmente, veio para completar o elenco, mas as circunstâncias o levaram ao time titular. Ele correspondeu e por isso será recompensado com um novo contrato  

Já renovou: Anderson Pedra (até o fim de 2014)  

Tiago Herói da conquista do último domingo, o goleiro Tiago Cardoso deve sofrer um certo assédio de alguns clubes. Comum, até. Nas temporadas anteriores, ele chegou a ser contatado por outros clubes. Neste ano, especulou-se que o Náutico teria manifestado o interesse em contratá-lo. Mas nada há de concreto. Além do mais, Tiago sempre deixou clara a sua intenção de permanecer no elenco coral.

Felipão convoca os 23 atletas para a Copa das Confederações, sem Ronaldinho


O técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, convocou nesta terça-feira, em hotel em Copacabana, no Rio de Janeiro, os 23 jogadores para a disputa da Copa das Confederações. A lista veio sem Ronaldinho nem Kaká, para a surpresa geral. Ramires foi outra ausência notada. Os 23 jogadores convocados se apresentarão ao treinador no próximo dia 27, no Rio de Janeiro, onde iniciam preparação para a competição. Os treinamentos serão realizados na Escola de Educação Física do Exército, na Urca. Antes do início do torneio, o Brasil ainda joga amistoso contra a Inglaterra, dia 2 de junho, no Maracanã, e contra a França, dia 9 de junho, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.  

 Confira análise da convocação de Felipão Cabeça de chave do Grupo A, ao lado de Itália, México e Japão, o time comandado por Scolari chega ao torneio cercado por dúvidas. Desde que substituiu Mano Menezes no comando da Seleção, em novembro de 2012, Felipão dirigiu o time em cinco partidas e obteve apenas uma vitória, contra a Bolívia, fora de casa. Ao todo, foram mais três empates (Itália, Rússia e Chile) e uma derrota (Inglaterra).

 Confira a lista completa:
  
 Goleiros Julio Cesar (QPR-ING) Diego Cavalieri (Fluminense) Jefferson (Botafogo)  

Laterais Daniel Alves (Barcelona-ESP) Jean (Fluminense) Marcelo (Real Madrid-ESP) Filipe Luis (Atlético de Madri-ESP)  

Zagueiros Thiago Silva (PSG-FRA) Réver (Atlético-MG) David Luiz (Chelsea-ING) Dante (Bayern-ALE)  
Volantes Fernando (Grêmio) Hernanes (Lazio-ITA) Luiz Gustavo (Bayern-ALE) Paulinho (Corinthians)  

Meias Jadson (São Paulo) Oscar (Chelsea-ING) Bernard (Atlético)  

Atacantes Neymar (Santos) Fred (Fluminense) Lucas (PSG-FRA) Hulk (Zenit-RUS) Leandro Damião (Internacional)

Ceará e Guarany: alvinegro tem vantagem e gol fora de casa é critério de desempate na final



 É impressionante, mas tem um monte de gente com preguiça de ler o regulamento do campeonato cearense. Ou então não se interessa, afinal, é escolha de cada um. No twitter, neste domingo, por exemplo, não foram poucos os que não compreendiam o gol marcado fora de casa como critério de desempate no confronto entre Icasa e Guarany.

 Fora alguns profissionais de imprensa, dirigentes e jogadores que também não se interessam muito por regulamento. Por jogarem em estádios e cidades diferentes, o regulamento é muito claro: gol fora de casa vale como desempate em caso de igualdade nos pontos e no saldo de gols. É por isso que o Icasa, que perdeu por 3×0 na primeira partida das semifinais, precisava ter feito 5×1 em Juazeiro depois do gol que sofreu do Guarany e não 4×1. Para a final, por ter melhor campanha somando a segunda fase e as semifinais, o Ceará tem a vantagem de atuar por dois resultados iguais. Exemplo: 0×0 em Sobral e 0×0 no Castelão. Ou 2×1 para o Guarany em Sobral e 2×1 para o Ceará no Castelão.

 É uma vantagem de jogar, portanto, por dois resultados idênticos em função do critério do gol fora, que vai estar presente. No mais, quem fizer quatro pontos fica com o título ou com o mesmo número de pontos e melhor saldo (ou ter feito mais gols como visitante). Também por isso, além do elenco muito mais rico e preparado, o Ceará é muito favorito para ficar com o título. O Guarany é heróico. Superar um time que disputa a Série B é muito complicado diante de tantas dificuldades. Jogadores honrados vão certamente fazer o possível para ampliar a conquista do vice-campeonato e da Copa do Nordeste 2014, que já é enorme. O primeiro jogo da final é na quarta-feira, no Junco. O Castelão será o palco da segunda partida.

Violência volta a assustar após decisão do Campeonato Pernambucano

Atos de vandalismo e violência foram registrados em vários pontos da cidade, inclusive dentro da Ilha do Retiro    


 Eram 1.400 policiais na operação para o Clássico das Multidões deste domingo. As vias de acesso estavam tranquilas, as torcidas chegavam ao estádio sem sinais de confusão e a promessa era de uma tarde bom futebol. Porém foi apenas uma promessa. Antes, e depois da partida, o que pode se ver foram cenas de irracionalidade e desrespeito ao próximo. Carros depredados, confusões entre torcedores do mesmo time e insegurança na volta para casa, mais marcaram o fim de um clássico em Recife.

 Logo após o segundo gol do Santa Cruz, a massa rubro-negra começou a deixar o estádio e alguns torcedores se dirigiram a entrada dos vestiários. Em forma de protesto, alguns jogaram pedras em direção aos carros estacionados e dois automóveis foram atingidos. Os veículos eram de membros da imprensa que cobriam a partida e tiveram seus vidros laterais e dianteiros danificados. Policiais do Batalhão de Choque se posicionaram no local e dispersaram o grupo.

 Carros de veículos de imprensa também foram apredejados após o fim da partida. Ao menos duas empresas tiveram seus veículos danificados e as imagens correram as redes socias em poucos minutos. Fora do estádio a situação não foi diferente. Torcedores do Sport entraram em conflito em frente a sede social do Sport, mas ninguém foi detido de acordo com os policias no local. Também houveram relatos sobre tiros na Estrada do Arraial após o fim da partida. Ainda de acordo com a assessoria do Hospital da Restauração, o movimento na unidade foi bem acima do esperado, mas nada relacionado ao Clássico das Multidões.

Santa Cruz vence o Sport por 2 a 0 na Ilha do Retiro e é tricampeão pernambucano

Tricolor jogou com um a menos durante todo o segundo tempo, mas resistiu à pressão do adversário e ganhou com gols de Caça-Rato e Sandro Manoel

O Santa Cruz foi guerreiro. Tinha a vantagem, mas não jogou com ela. Foi recompensado no final. O Tricolor conquistou o tricampeonato com uma justa vitória por 2 a 0 sobre o Sport, em plena Ilha do Retiro. Flávio Caça-Rato abriu o placar, quase foi vilão. Foi expulso no final do primeiro tempo, dando ares de drama à partida. Mas a equipe coral resistiu bravamente à pressão do adversário, mesmo com um jogador a menos. E no final ainda ampliou o placar, com Sandro Manoel.

O Sport jogava em casa e precisava do resultado, por isso, naturalmente, foi todo para o ataque desde o início do jogo. O Sport, porém, se expôs demais. O Santa Cruz apostava nos contra-ataques e se posicionou corretamente para isso. Caça-Rato e Dênis Marques ficavam no mano a mano com os zagueiros do Leão, procurando jogar nas costas dos volantes. Se por uma lado os rubro-negros chegaram com perigo duas vezes, com Marcos Aurélio e Lucas Lima, o Tricolor foi letal no contragolpe. Aos 25, num belíssimo lançamento de Raul, Caça-Rato saiu livre de frente com Magrão. Ele driblou o goleiro e tocou para o gol.

O gol foi um choque para o Sport. Precisando reverter a vantagem, o Leão se lançou ainda mais ao ataque. E então iniciou uma imrpessionante pressão. Mas eis que entra em ação Tiago Cardoso. A sequência de milagres pode ser considerada mais importante que o gol de Caça-Rato. Foram quatro defesas incríveis. A primeira numa cabeçada de Moacir e a segunda em novo lance de cabeça, de Gabriel. Isso, num intervalo de 30 segundos.

O terceiro e o quarto milagre, aos 30 e 32 minutos respectivamente, foram num chute de Marcos Aurélio que Renatinho desviou e o goleiro conseguiu se recuperar e depois numa falta cobrada por Reinaldo. A blitz rubro-negro era fortíssima. O lance seguinte, aos 34, também foi de tirar o fôlego. Lucas Lima serviu Felipe Menezes, que bateu cruzado. Dessa vez, nem Tiago Cardoso chegou nela. Mas a bola foi na trave. No rebote, Tobi finalizou e William Alves afastou.

O movimentado primeiro tempo ainda teve mais um lance capital antes do seu fim. Aos 44, Flávio Caça-Rato foi lançado na frente. Ele ajeitou a bola com o braço e o juiz viu. Marcou faltou e mostrou o cartão amarelo. O segundo do atacante, que havia sido advertido por comemorar o gol exibindo uma camisa por baixo do uniforme. No final da etapa inicial, o Santa Cruz ficava com um jogador a menos.

O segundo tempo começou tenso para o Santa Cruz. Com um jogador a menos, o Tricolor tinha que segurar o resultado. O Sport, por sua vez, precisando virar o jogo, foi para o tudo ou nada. Sérgio Guedes trocou Felipe Menezes e colocou o veloz Érico Júnior. Foi dele a primeira grande chance da etapa, cabeceando, sozinho, para fora, aos oito minutos.

Como esperado, o Sport partiu para o tudo ou nada. O Santa Cruz se defendia com oito jogadores e Tiago Cardoso. Dênis Marques era o único posicionado mais à frente, isolado. Com a posse da bola, o Leão tentava furar o bloqueio. Trocava passes em frente à área tricolor em busca de uma oportunidade para finalizar.

A grandes chances, porém, foram do Santa Cruz, em contra-ataques. Ao 20, descida rápida em jogada entre Renatinho e Dênis Marques. O atacante recebeu na entrada da área e finalizou com força, para a grande defesa de Magrão. Aos 25, Nininho desceu em velocidade e foi até a área. Ele bateu cruzado, mas parou no goleiro. No rebote, Raul não conseguiu aproveitar. Aos 29, de novo o lateral direito fez o camisa 1 trabalhar.

O tempo foi passando e o Sport não conseguia vencer a determinação do Santa Cruz, que se defendia como nunca e ganhava todas as bolas. Os rubro-negros sentiram o forte ritmo de jogo e pareciam estar exaustos. E realmente estavam. Ficou claro na jogada que decidiu a partida. Sandro Manoel partiu para o drible, passando fácil por Moacir e Reinaldo que até queriam tirar a bola dele, mas não tinham forças. Livre da marcação, ele bateu e finalizou a disputa. Tri. Tricampeão.

Ficha do jogo
Sport

Sport: Magrão; Cicinho (Moacir), Gabriel, Mauricio (Mateus Lima) e Reinaldo; Tobi, Rithely, Lucas Lima e Felipe Menezes (Érico Júnior); Marcos Aurélio e Felipe Azevedo. Técnico: Sérgio Guedes

Santa Cruz

Tiago Cardoso; Everton Sena (Nininho), William Alves, Renan Fonseca. e Tiago Costa; Anderson Pedra, Luciano Sorriso, Raul e Renatinho (Tozo); Flávio Caça-Rato e Dênis Marques (Sandro Manoel). Técnico: Marcelo Martelotte

Estádio: Ilha do Retiro. Árbitro: Gilberto Castro Júnior. Assistentes: Clóvis Amaral e Ricardo Chianca. Gols: Flávio Caça-Rato e Sandro Manoel. Cartões amarelos: Tiago Costa, Raul, Everton Sena, Luciano Sorriso (SC), Maurício, Mateus Lima, Tobi (S). Cartão vermelho: Flávio Caça-Rato. Público: 26.806. Renda: R$ 552.420,00.

Sob o comando de novo preparador, Timbu terá intertemporada "para manter físico"

Apesar de série de lesões no PE2013, Luiz Tomazoli diz que Timbu está bem fisicamente
Apesar de ainda não ser oficial, a saída do preparador físico Elliot Paes do Náutico é dada praticamente como certa. Responsável pela pré-temporada de quase um mês no início do ano, o profissional (parte ainda da Era Alexandre Gallo) foi convidado pelo ex-treinador alvirrubro e passou a se dividir entre os Aflitos e a Granja Comary, sendo também parte da comissão técnica das Divisões de Base da Seleção Brasileira – onde se apresentou em 15 de abril e, desde então, não assumiu mais as suas funções no Timbu.

 Com a chegada do técnico Paulo Silas, uma nova comissão veio na bagagem e junto um novo preparador físico, Luiz Tomazoli, que será o responsável pelo fôlego do time daqui para frente. Tomazoli estava trabalhando nos Emirados Árabes e chegada respaldado para tentar pôr a uma série de lesões musculares que nem mesmo a longa pré-temporada de quase um mês antes do Estadual foi capaz de evitar.

Ao todo, nove atletas sofreram com diferentes tipos de contusões nos músculos da coxa e panturrilha. Atletas como Martinez, Bruno Collaço, Giovanni Augusto e Marcos Paulo são exemplos de jogadores que desfalcaram o Timbu em determinado momento do Campeonato Pernambucano Coca-Cola. Apesar das críticas que parte da torcida fez à preparação promovida por Elliot, Luiz Tomazoli defendeu o companheiro e ressaltou que nem todas as contusões podem ser relacionadas à má preparação.

 “A lesão muscular, é bom deixar claro, ela também vem por outros aspectos que não o físico. Alimentação e sono, por exemplo, são coisas que são importantes e evitam lesões. Mas, claro, uma preparação física bem organizada ajuda e muito na prevenção de lesões”, disse. Questionado sobre as condições físicas atuais do atletas que finalizaram o Estadual,

Tomazoli afirmou que estudou os atletas e garantiu que o fôlego alvirrubro está em dia. “Fiquei mais em observação na semana passada e gostei do que vi. Agora vamos traçar a forma de trabalhar. Sou um cara acessível, de um bom diálogo com os jogadores. Procuro dar meios para que eles atinjam a melhor forma com um trabalho de alta intensidade e níveis de força elevados”, afirmou.

 Depois de folgar desta última quinta-feira até este domingo, o Náutico inicia a partir desta segunda-feira a preparação visando a estreia pela Série A, próximo dia 26, contra o Grêmio, em Porto Alegre. “Jogador de futebol, sempre que puder, gosta que a gente use trabalhos com bola, intercalando o físico com técnico. Isso será o ideal e o que procuraremos fazer nessa semana cheia de trabalho, que é praticamente a única que vamos ter antes da Série A.”

Sérgio Guedes lamenta derrota e acredita que é hora de repensar





         Treinador não sabe se continua no comando do Sport.
 Depois da derrota por 2 a 0 diante do Santa Cruz na Ilha do Retiro, o técnico Sérgio Guedes não teme perder o posto no banco de reservas do Sport. O comandante do Leão foi contratado após a eliminação do clube da Copa do Nordeste, quando Vadão foi demitido do cargo. Apesar disso, ele disse que deseja que o vice-campeonato estadual sirva para o melhor do Sport, independente de seu destino. "É claro que tem chateação, frustração e tristeza, mas é preciso tirar o que há de bom em uma derrota. É preciso cumprimentar o trabalho do adversário e ver o que podemos aprender, rever os erros e pensar no que vamos fazer diferente", disse o treinador. "Independente do que aconteça comigo, quero que aconteça o melhor pro Sport." Quanto ao segundo jogo da final, Guedes considerou o rubro-negro mais forte, mas o aproveitamento do ataque adversário e, principalmente, o goleiro Tiago Cardoso fizeram a diferença. "Na partida de hoje, eu vi um Sport muito determinado, controlando o jogo contra um adversário muito aguerrido. No primeiro tempo, tiveram um goleiro muito forte que evitou três ou quatro situações de gol, mas pressionamos, eles perderam um jogador e continuamos tentando o gol, mas não saiu", afirmou. "Não é normal tirar as bolas que ele tirou, merece os parabéns, e eles tiveram uma bola e aproveitaram." Depois de perder um título, é normal que haja reformulações no elenco, mas para Sérgio Guedes, não é hora de "caça às bruxas", é preciso planejar. "É hora de esfriar, deixar cair a ficha para não fazermos nada sem pensar. Já temos um planejamneto e alguns nomes que podem chegar, mas isso vai se desenrolar durante a semana", revelou. A diretoria do Sport se pronunciou e afirmou que deve manter o treinador no comando, mas listas de dispensa e contratações já devem ser divulgadas na semana que vem.

Tri pelo Santa Cruz, tri pelo Sport

No clima da decisão do PE2013, O Lance Livre Esportivo lembra trajetória de Givanildo Oliveira
 A decisão do PE2013 tem dois desfechos possíveis: o tricolor encerra com mais um tricampeonato do Santa Cruz. O rubro-negro com a taça de volta à Ilha do Retiro após dois anos. Possibilidades incompatíveis, ambas vivenciadas por um dos mais emblemáticos personagens da história do Campeonato Pernambucano: Givanildo Oliveira. Em 1971, Givanildo defendia o Santa Cruz, clube que lhe revelou. “Estava no início da minha carreira, com três anos de profissional. Peguei aquele time que chegou a ser pentacampeão”, afirmou o treinador por telefone, suscinto nas palavras, como de costume. Na final desse ano, o Santa venceu os dois primeiros turnos. O Sport, o terceiro. Na final, o Santa venceu o Sport por 1 a 0, gol marcado na prorrogação por Cuíca. No encerramento da década, Givanildo havia chegado ao Sport, após passar pelo Corinthians. O time havia sido campeão em 1977/1978. Nos dois anos seguintes, o Santa Cruz ficou com a taça. Com a participação de Givanildo, que havia voltado ao Arruda após defender Corinthians e Fluminense. Em 1980, Givanildo trocou o Santa pelo Fluminense. E voltou, logo em seguida, para o Sport. Para frustrar o tri do Santa. Na ocasião, os tricolores venceram o primeiro turno. O Sport os outros dois. Na decisão, o Leão, com Givanildo Oliveira, bateu o time tricolor por 2 a 0, gols de Edson e Roberto. “Ali já foi mais para o fim de carreira”, afirmou o treinador, sem entrar em detalhes da partida. Nem tão fim assim. Givanildo ainda ajudaria o Sport a conquistar mais dois títulos estaduais: 1981 e 1982.
  
Decisão PE2013 Sobre a próxima final entre Santa Cruz x Sport, o treinador não opina. “Clássico nunca teve favorito. Ainda mais numa final”, disse, revelando não ter acompanhado muito de perto as partidas decisivas. “Vi só o primeiro jogo do Sport, contra o Ypiranga. Estou em Maceió e não assisti ao clássico de domingo”, ressaltou o treinador ao Superesportes, por telefone.

O “Rei do acesso” Givanildo deixou os gramados em 1983 e começou uma vitoriosa carreira de treinador. O primeiro passo foi no Sport. Comandou mais de 20 clubes e deixou o seu nome marcado em alguns deles. No Leão, inclusive, onde conquistou o acesso à Série A em 2006, três títulos estaduais (1992, 1994 e 2010) e uma Copa do Nordeste (1994). Foi vitorioso também no Santa Cruz, em 2005, quando conquistou o título estadual e o acesso à Série A. O maior título conquistado por Givanildo como treinador, no entanto, foi com o Paysandu, clube com o qual também tem uma forte identificação. Em 2002, conduziu o Papão ao título da Copa dos Campeões, vencendo a final contra o Cruzeiro, nos pênaltis. No ano anterior, comandou o Paysandu na conquista da Série B do Brasileiro. Além dos acessos com Paysandu, Santa Cruz e Sport, Givanildo levou mais um time a subir de divisão no Campeonato Brasileiro. Duas vezes! Em 1997, levou o América-MG para a Série A. Em 2009, para a Série B. Pelas cinco conquistas, Givanildo ganhou o apelido de “Rei do acesso”.  

Esperando O último time comandado por Givanildo Oliveira foi o ABC-RN. Ele deixou o time num momento de crise provocada por atrasos salariais. “A situação é diferente das outras profissões, que quando você está desempregado tem que correr atrás, mandar currículo. No caso do treinador, você fica esperando uma proposta. E eu estou esperando”, afirmou o treinador.

Só resta balançar a rede

Se o Sport quiser levar a decisão para um jogo extra, ataque precisa fazer a diferença
Uma, duas, três... As chances perdidas pelo Sport, no primeiro capítulo da final do Pernambucano, custaram caro. Em parte das arquibancadas do Arruda, o grito de gol ficou preso. Engasgado. Pior mesmo foi digerir a vantagem adquirida pelo Santa Cruz. Na rara chance que Dênis Marques teve, ele marcou. No jogo seguinte, diante do ABC-RN, a desconfiança foi reiterada. Um time apático, que aumentou o jejum de gols para dois jogos. A partir das 16h deste domingo, na Ilha do Retiro, a situação precisa ser inversa. Caso queira manter a esperança do terceiro jogo decisivo e evitar a terceira derrota consecutiva de um título estadual para o mesmo rival, o Rubro-negro tem que acertar a pontaria e correr em dobro. Está nos pés do ataque leonino a chance de uma redenção. Curiosamente, foi diante do Santa Cruz que o Sport sofreu uma baixa importante no que diz respeito ao setor ofensivo. Antes de iniciar a fase decisiva do Pernambucano, as duas equipes empataram em 2 a 2. Um dos tentos da equipe rubro-negra foi marcado por Roger. Pouco depois, o centroavante saiu de campo machucado. Sofreu uma fratura no pé. O jogador que disputaria posição com o camisa 9 não foi contratado. Desde então, o Sport ficou com uma lacuna no setor. O primeiro a ser testado no lugar vago foi Mateus Lima. Não deu certo. Foram três jogos como titular. Sérgio Guedes ainda reinventou Felipe Menezes. Improvisado como centroavante, o meia se deu bem no segundo duelo da semifinal com o Ypiranga e até marcou um gol de cabeça. Mas, na final com o Santa Cruz, foi mal no teste decisivo e voltou a ser questionado. A equipe, portanto, chega para mais uma partida decisiva com uma interrogação no setor. Mas não é só de um atacante que o Sport pode depender. Até porque a equipe conta com um setor ofensivo que já se mostrou bem preenchido. Lucas Lima, Felipe Azevedo e Marcos Aurélio também circulam pela área adversária. Aliás, foram dos pés de Marcos Aurélio que saíram chances muito perigosas no primeiro duelo entre as equipes. Em uma delas, ele perdeu o gol na entrada da pequena área. Na outra, mandou na trave. Foi o destaque do time. Tanto que a sua saída do jogo para a entrada de Erico Junior. Durante a semana, inclusive, Sérgio Guedes chegou a comentar o assunto. “Precisamos de uma referência no ataque. E me preocupa o fato de não estarmos tendo nos últimos jogos. Temos de ter esses homens dentro da área para completar as jogadas”, disse Sérgio Guedes.

As mãos do tricampeonato

Se não for vazado neste domingo, Tiago Cardoso garantirá um título histórico para o Santa Cruz
 Não fossem as mãos de Tiago Cardoso, o resultado do primeiro jogo da final do Pernambucano teria sido outro. Antes do gol de Dênis Marques, o goleiro garantiu que o Sport não saísse na frente com, pelo menos, três defesas difíceis. Neste domingo, manter o gol fechado leva o Santa Cruz ao tricampeonato estadual. Se não sofrer gols, o Tricolor fica com o título. Mais do que nunca, o time está nas mãos do seu camisa 1. Tiago Cardoso nunca fugiu à responsabilidade. Em 2011, no seu primeiro ano no clube, foi a grande figura no título que deu início a uma sequência que pode ter continuidade neste domingo. Nas mãos dele pararam as chances do Sport. A cada defesa, um golpe no rival, que parecia se enfraquecer diante de uma atuação inacreditável. O gol só veio no minuto final. De pênalti, Marcelinho Paraíba fez. Inútil. O resultado de 1 a 0 deu o título ao Santa Cruz. De novo em uma grande fase, Tiago Cardoso retomou o papel de protagonista que não teve em 2012. E pretende continuar sendo neste jogo final. O goleiro admite que a motivação numa decisão é maior. Não nega que cresce nesses momentos. “A gente procura estar bem em todos jogos, mas numa final você entra mais concentrado. É uma partida diferente. Se for acionado, vou dar o meu melhor novamente”, garantiu. Tiago Cardoso em excelente momento pode ser uma garantia de peso, mas não é muito do feitio do técnico Marcelo Martelotte se apegar à defesa. Mesmo tendo a vantagem favorável, desde o final do primeiro jogo ele garantiu que não mudaria a postura do time na Ilha do Retiro. A vocação ofensiva do Santa Cruz permanece. Assim como o respeito ao adversário. “Tudo é complicado. O fato de jogarmos fora de casa tem que ser salientado. Não existe nenhum facilitador nessa partida”, afirmou o treinador.

41 clubes brasileiros no ranking histórico da Conmebol, incluindo Sport e Náutico


A Conmebol divulgou nesta sexta-feira o seu ranking histórico de clubes, que considera as campanhas em todas as competições já organizadas pela entidade. Ao todo foram listados 16 torneios oficiais desde 1960. A fórmula adotada é bem simples, considerando o número de jogos disputados, independentemente do resultado, conferindo 1 ou 2 pontos de acordo com o nível do campeonato, e os títulos conquistados, de 10 a 40 por cada troféu. A entidade separa os rankings por país, considerando os seus dez filiados. Com 41 clubes, o Brasil é o país com mais pontos. São 7.364. O São Paulo mantém a liderança isolada. Impressiona a escalada do Corinthians, que na temporada passada ergueu as taças da Libertadores e do Mundial. Sport (21º) e Náutico (28º) estão presentes. Garantido na Copa Sul-americana de 2013, o Alvirrubro deverá pular algumas posições. Caso também se classifique à disputa continental, o Leão ganhará no mínimo uma colocação.

Guarani apresenta trio de reforços

O zagueiro Montoya e e os atacantes Rafinha e Júnior Negão chegam com a missão de ajudar o Bugre a reencontrar o bom futebol do início da temporada

 Depois de um bom início de temporada e do vice-campeonato paulista, o Guarani sofre com a irregularidade na Série B do Campeonato Brasileiro. Para tentar resolver os problemas do técnico Vadão, a diretoria apresentou três reforços nesta terça: o zagueiro Montoya e os atacantes Rafinha e Júnior Negão. Afastado pela diretoria do Sport após o término do Campeonato Pernambucano, Montoya não chegou a ser utilizado na era Vágner Mancini. “É um orgulho por poder vestir a camisa do Guarani, agradeço à confiança do presidente, do Vadão e de toda a diretoria no meu futebol”, ressaltou o zagueiro. Conhecido como Rafinha no São Paulo, onde não vinha recebendo muitas oportunidades, o atacante Rafael Oliveira destacou a grandeza e a tradição da equipe de Campinas e tratou de explicar como gosta de atuar dentro de campo. “Minha característica sempre foi a velocidade pelos lados do campo, sempre procurando ir para cima do adversário. Venho para ajudar o grupo da melhor forma possível. Não pensei duas vezes, quero chegar aqui e fazer um bom papel ajudando o Guarani a subir na tabela. Com certeza vou dar meu máximo junto aos meus companheiros para brigar pelo acesso." Ciente da dura tarefa de vencer a concorrência do artilheiro Schwenck, o centroavante Júnior Negão afirmou que está recuperando a melhor forma física. Para tentar cavar um espaço entre os titulares de Vadão, o atacante lembrou que também pode atuar pelos lados e buscando a bola. “Vejo essa disputa por posições da melhor maneira possível, sempre tenho dito que se acontecer entre eu e o Schwenck, e ela for favorável para o Guarani, será sadia. Se for melhor para o Guarani está valendo.”

Adriano chega a acordo e defenderá o Fla pela terceira vez em sua carreira

 
 
Liberado para voltar a treinar, Adriano assinou contrato até o fim da temporada 

  A espera do torcedor rubro-negro chegou ao fim e o camisa 10 que a presidente Patrícia Amorim tanto procurou foi anunciado nesta terça-feira. Após uma reunião que se estendeu durante toda tarde deste 21 de agosto e envolveu boa parte da cúpula carioca, o atacante Adriano acertou os últimos detalhes com o Flamengo e assinou contrato até o fim do ano para defender o clube pela terceira vez em sua carreira. Os termos aceitados pelo jogador serão baseados em sua produtividade, sendo que o seu salário corresponderá ao seu rendimento dentro de campo. O vínculo de Adriano com a equipe é firmado poucos dias após a sua plena recuperação de uma delicada cirurgia no tendão de Aquiles. O centroavante foi submetido ao procedimento para corrigir um problema crônico na região e trabalhou no centro de treinamento do Flamengo para retornar aos gramados. Na última segunda-feira, o atleta foi avaliado pelo médico José Luiz Runco e liberado para exercer sua função sem qualquer limitação. O aval de Runco foi determinante para que a diretoria preparasse o contrato e o apresentasse ao seu empresário de forma oficial. Com 30 anos, o atleta carrega consigo um histórico de polêmicas extra-campo e terá nesta nova oportunidade a chance de recuperar a sua imagem perante o torcedor. Em sua última passagem por um clube de futebol, Adriano não conseguiu entrar no peso ideal que foi exigido pelo Corinthians e foi demitido depois de faltar a uma série de treinamentos neste período. Com a camisa do time que o revelou para o futebol mundial, o centroavante reeditará o chamado 'Império do Amor' com o também atacante Vagner Love. A dupla se destacou em 2010, quando o Flamengo eliminou o próprio Corinthians nas oitavas de final da Copa Libertadores e sucumbiu perante a Universidade de Chile, nas quartas. A apresentação oficial do centroavante deverá acontecer na manhã desta quarta-feira e será acompanhada pela presidente, Patrícia Amorim, e pelo diretor executivo de futebol, Zinho. Atacante comemora retorno e agradece ao seu empresário - Assim que o acordo com o Flamengo foi divulgado de forma oficial pela diretoria do clube, Adriano recorreu ao seu Twitter para anunciar o seu retorno aos torcedores. Ídolo da massa rubro-negra, o jogador postou na rede social um agradecimento ao seu agente, Luca, e enalteceu sua volta ao clube da Gávea. "Estou de volta!! Obrigado, gente, obrigado, lucaxrio", postou atleta. Com 94 jogos disputados com a camisa flamenguista, Adriano já anotou 46 gols pela equipe e foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2009, vencido pelo Rubro-Negro. A expectativa do técnico Dorival Júnior é de que o seu mais novo reforço integre o plantel logo após sua apresentação e treine com o restante dos jogadores nesta quarta-feira, no Ninho do Urubu.

Clube tem bom retrospecto em mata-mata contra o Atlético desde a última década


 Wallyson marcou gol no último confronto de mata-mata entre Atlético e Cruzeiro, no Mineiro 2011

 Embora o Atlético viva grande fase nesta temporada, o torcedor cruzeirense tem no retrospecto recente entre as equipes um bom motivo para estar otimista para a final do Campeonato Mineiro deste ano. Desde a década de 2000, que começou em 2001, foram nove confrontos em mata-mata entre os clubes, dos quais o Cruzeiro saiu vencedor em oito deles. A única vez em que o clube celeste não eliminou o rival foi na decisão do Campeonato Mineiro de 2007. Naquela ocasião, o Galo goleou por 4 a 0 no primeiro jogo da final e perdeu por 2 a 0 o segundo duelo, levantando o troféu. Confrontos em mata-mata entre Atlético e Cruzeiro desde a década de 2000: 2001 – Semifinal da Copa Sul-Minas – Cruzeiro classificado 2002 – Semifinal da Copa Sul-Minas – Cruzeiro classificado (nos pênaltis) 2004 – Final do Campeonato Mineiro – Cruzeiro campeão 2005 – Semifinal do Campeonato Mineiro – Cruzeiro classificado 2006 – Semifinal do Campeonato Mineiro – Cruzeiro classificado 2007 – Final do Campeonato Mineiro – Atlético campeão 2008 – Final do Campeonato Mineiro – Cruzeiro campeão 2009 – Final do Campeonato Mineiro – Cruzeiro campeão 2011 – Final do Campeonato Mineiro – Cruzeiro campeão Retrospecto geral entre Atlético e Cruzeiro (números do Atlético): 476 jogos 192 vitórias do Atlético 125 empates 158 vitórias do Cruzeiro Retrospecto geral entre Atlético e Cruzeiro (números do Cruzeiro): 458 jogos 179 vitórias do Atlético 121 empates 158 vitórias do Cruzeiro

Petrolina ou Porto, um vai ser rebaixado


Hoje, acontece a sétima e última rodada do octogonal do Campeonato Pernambucano Coca-Cola. Com o Central já garantido na Série D e o Belo Jardim rebaixado à Série A2 de 2014, as atenções da rodada estarão voltadas para as partidas de Petrolina, que pega o Serra Talhada, e Porto, que enfrenta o Chã Grande. Um dos dois acompanhará o Belo Jardim na descida para a segundona ano que vem.

Ocupando a zona de rebaixamento, na sétima posição com cinco pontos, o Petrolina não pode pensar em outro resultado que não seja a vitória diante do Serra Talhada, no clássico sertanejo. O Tigre joga em casa, no estádio Paulo Coelho, às 16h, e como tem dois pontos a menos que o Porto, precisa vencer para sonhar com a permanência na 1ª divisão. Mas apenas a vitória não será suficiente. É necessário torcer contra o Gavião.

Também às 16h, o Carneirão, em Vitória de Santo Antão, recebe o confronto de Chã Grande x Porto. A Raposa, estreante na Série A1, já se garantiu na elite em 2014. Já o Gavião, vice-campeão estadual em duas ocasiões (1997 e 1998), ainda corre risco de rebaixamento. Por conta do saldo de gols (-4 a -8 do Petrolina), o tricolor caruauense pode até se livrar com um empate, desde que a Fera Sertaneja não goleie o Serra Talhada com uma diferença de cinco ou mais gols. Completam a rodada, no mesmo horário, Salgueiro x Belo Jardim e Pesqueira x Central.

O Sport mais rico de todos os tempos


O balanço financeiro do Sport com os dados do biênio 2011 e 2012 foi divulgado pelo clube em 29 de março deste ano, no jornal Folha de Pernambuco. Impressiona a receita operacional do Leão no período, justo quando viu o Tricolor, com R$ 30 milhões nos dois anos, conquistar o bicampeonato estadual. Se em 2011, disputando a segunda divisão nacional, o Leão já havia tido a maior receita do estado com o futebol profissional, com 40 milhões de reais, na temporada passada o time da Ilha do Retiro se superou.
 A prestação de contas durante o ano na Série A, na qual acabou rebaixado, apresentou uma receita de R$ 73.098.500. Por mês, cerca de R$ 6 milhões em caixa. Uma verba bem acima da realidade do esporte na região. Se no campo os resultados não surgiram, apesar da receita, na questão administrativa houve avanço. As dívidas do clube, ao contrário dos rivais, vêm caindo. Atualmente, a soma dos passivos circulante e não circulante é de R$ 27,3 milhões. A diminuição no último ano foi de 39,5%. Outro número positivo foi o investimento de R$ 4,6 milhões na formação de atletas. O patrimônio do clube, segundo os bens e direitos em operação, com estádio, terrenos, sede social e ginásios, alcança R$ 170.296.298. No fim de sua gestão, Gustavo Dubeux não titubeou. O Sport encerrou a última contabilidade com R$ 10 milhões em caixa. Surreal até bem pouco tempo…

Maicon é eleito, pela imprensa, uma das maiores decepções do Campeonato Inglês

Contratado por R$ 9 milhões, brasileiro sofreu algumas lesões e ficou na reserva , foi eleito a décima maior decepção do Campeonato Inglês pelo jornal The Sun. Contratado da Internazionale por 3 milhões de libras (R$ 9,3 milhões) em 2012, o brasileiro teve uma temporada marcada por lesões e pelo banco de reservas. A publicação se lembra das dúvidas que surgiram após a negociação com o clube italiano: torcedores do time inglês suspeitaram de que a condição física de Maicon não era 100%, algo confirmado meses depois. A estabilidade do argentino Pablo Zabaleta também prejudicou o ex-cruzeirense. A série de lesões contrastou com os ânimos do técnico Roberto Mancini, que pediu a contratação de Maicon depois de trabalhar com ele na Inter. Quando a transferência se concretizou, o italiano “foi à Lua”, como o diário qualifica o estado do treinador. No início deste ano, quando esteve próximo de ser dispensado pelo clube de Manchester, Maicon foi veiculado ao Atlético-MG. Pessoas próximas ao jogador teriam confirmado uma sondagem inicial, mas as conversas não teriam evoluído.

Fifa sobre o Santa Cruz: “Um clube com princípios”

A distinção de raças e classes sociais que marcou o início da história quase centenária do Santa Cruz é o tema de uma reportagem no canal oficial de vídeos da Fifa, dentro da magazine sobre a Copa do Mundo de 2014. O vídeo traz imagens e detalhes do estádio do Arruda, depoimentos do diretor Sylvio Ferreira e o passado do clube, o primeiro entre os grandes da capital pernambucana a aceitar jogadores negros e brancos lado a lado. A matéria destaca a seguinte frase: “um clube com princípios”. Esta é a segunda vez que a Cobra Coral é tema de uma reportagem da Fifa.

Ainda cabisbaixos com a derrota para o Santa, Leão se volta para a Copa do Brasil

Lateral esquerdo Reinaldo é um dos poucos titulares vetados para o jogo com o ABC-RN O clima não estava nada bom, ontem, na Ilha do Retiro. Mesmo com o foco na Copa do Brasil, onde enfrentará o ABC-RN, amanhã, em Natal, era nítido que a derrota, na primeira partida da final do PE2013, incomodou o elenco do Sport. O golpe foi duro e o time rubro-negro parece ter acusado de uma maneira que nunca havia acontecido nesta temporada. Alguns jogadores até preferiram não falar com a imprensa no treino de ontem. Com todo esse ambiente, e para que o momento não piore, a partida pela Copa do Brasil deverá ser levada mais a sério do que o esperado. A expectativa era que Sérgio Guedes poupasse boa parte do time titular que atuou no último domingo, porém o discurso na Ilha do Retiro era outro na tarde de ontem. “Hoje analisamos o GPS e conversamos com os atletas para saber como eles estavam. Tobi, por exemplo, se mostrou totalmente motivado. Mas poucos serão poupados. A priori, quem tiver condições vai atuar. Adianto logo que Cicinho viaja. Aqueles que se apresentaram bem vão para o jogo”, comentou o preparador físico Eduardo Baptista. A única baixa confirmada até o momento será o lateral esquerdo Reinaldo. O atleta sentiu dores no músculo adutor após a partida contra o Santa Cruz, situação que levou a comissão técnica a optar pela permanência do atleta no Recife. Decisão que não preocupa o departamento médico, pois trata-se apenas de um desconforto, nem ao jogador, que declarou estar focado na segunda partida da decisão. “Quero focar mais na final. Falei com o doutor e ele me mandou treinar normalmente. Quero me concentrar para domingo estar bem”, declarou. Na torcida Mesmo ficando na capital pernambucana, Reinaldo espera que o Sport entre em campo como o treinador Sérgio Guedes deseja: Com raça e determinação. “Independente das competições, ele quer que a gente entre em campo com a mesma garra e determinação. E uma vitória contra o ABC aumenta a nossa autoestima para a final”, opinou. O substituto de Reinaldo deve ser Marcelo Cordeiro, lateral esquerdo recém contratado pelo clube e que não pode atuar no Estadual. Porém esta dúvida só será esclarecida após o treino desta manhã, na Ilha do Retiro.

Martinez prega seriedade do elenco na busca pelo 3º lugar: "Vale o Nordestão"

Capitão alvirrubro afirmou que o Náutico dará a vida no jogo da noite desta quarta Há muito mais do que terceira colocação do Estadual em jogo para o Náutico. É o que ressalta o volante Martinez, sobre a disputa alvirrubra contra o Ypiranga. Em todas as entrevistas que vem dando desde a eliminação do Timbu nas semifinais, o capitão alvirrubro faz questão de frisar a importância em garantir a vaga na Copa do Nordeste do ano que vem. "Há muita coisa em jogo nesse terceiro lugar. Tem um pouco de preparação para o Brasileiro, tem vários jogadores querendo mostrar algo ainda e o mais importante: a participação na Copa do Nordeste. A gente sabe que todos nós aqui queríamos estar na final, mas faltou um gol contra o Santa e agora o mais importante é o clube chegar ao Nordestão", disse. Questionado sobre o tema "dispensa e contratações, Martinez afirmou que o clube precisa ter "equilíbrio" neste momento e ressaltou a importância de uma experiência da diretoria para as contratações. "É certo que isso tem que acontecer, essa mescla é necessário. Temos muitos volantes e precisamos da chegada de meias e atacantes. Jogador de área só temos Elton. Pela experiência no ano passado, o Náutico investe certo nos reforços", afirmou. Dispensas Por fim, Martinez ainda falou que, sobre as dispensas, tudo já deve estar encaminhado na cabeça do técnico Silas e da diretoria. "Não acredito que seja somente esse jogo (que haverá uma avaliação). Tivemos o campeonato inteiro para fazer isso e acredito que tudo está teoricamente resolvido. Claro que ninguém vai passar nenhuma lista antes do jogo, mas deve estar tudo resolvido e até as contratações deverão estar bem encaminhadas", concluiu.